Educação

Prédio centenário da Educação será reinaugurado nesta segunda

Sede da 1ª Gerência Regional de Educação (Gere), na Pajuçara, será reinaugurada pelo governador Renan Filho e secretário Luciano Barbosa

Por Assessoria 29/01/2017 09h16
Prédio centenário da Educação será reinaugurado nesta segunda
Reprodução - Foto: Assessoria

Um dos principais patrimônios da Educação alagoana está de cara nova. Após passar por um período de reformas, a sede da 1ª Gerência Regional de Educação (Gere), na Rua Epaminondas Gracindo, Pajuçara, será reinaugurada nesta segunda-feira (30), às 10h, pelo governador Renan Filho e o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.

O prédio, que este ano completa 100 anos, foi fundado em 14 de julho de 1917, abrigou, até o ano de 2005, o antigo Grupo Escolar Diegues Junior, um dos primeiros grupos escolares do Estado de Alagoas – o outro seria o Grupo Escolar Dom Pedro II, no Centro de Maceió, onde hoje funciona a Academia Alagoana de Letras.

De 2005 até 2015, sediou a 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e, nos últimos dois anos, abriga a 1ª Gere.

Djaci Magalhães, superintendente de Engenharia e Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) enumera os serviços empreendidos para a recuperação do prédio histórico.

“Fizemos a recuperação geral do espaço, que ganhou nova pintura, cobertas, forro, instalações hidráulicas e elétricas e jardim. Tudo feito de forma a preservar as características originais do prédio, que é um patrimônio não só do município de Maceió, mas do Estado de Alagoas”, frisa Djaci.

Espaço mais digno

O gerente da 1ª Gere, Roberval Ferreira, conta que a recuperação do espaço veio na hora certa. Com a fusão das antigas 1ª e 13ª CREs na 1ª Gere, o órgão passou a ser responsável por 53 escolas estaduais de toda a Baixa Maceió, Jacintinho, Barro Duro, Feitosa, Litoral Norte e os municípios de Marechal Deodoro e Paripueira.

“Fora isso, somos a Gere do Sistema em Maceió, o que significa dizer que promovemos articulação e abrigamos documentação relativa a escolas das redes privada e municipal. Atendemos mais de 370 escolas particulares de Maceió, fora toda a documentação de colégios extintos da capital. Daí a importância desta reforma, que recuperou espaços ociosos e transformou a Gere em um espaço acolhedor, tanto para as pessoas que nela trabalham como para a população em geral que faz uso de nossos serviços”, avalia Ferreira.