Educação

Sisu: saiba como se inscrever e as melhores formas de utilizar sua nota

Coordenador de Consultoria Pedagógica do Sistema Ari de Sá dá dicas de como melhor aproveitar sua nota do ENEM

Por Assessoria 25/01/2017 10h58
Sisu: saiba como se inscrever e as melhores formas de utilizar sua nota
Reprodução - Foto: Assessoria

Com as inscrições abertas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017, o Coordenador de Consultoria Pedagógica do Sistema Ari de Sá, Bruno Batista, esclarece as principais dúvidas sobre o processo seletivo. De 24 a 27 de janeiro, os alunos que realizaram a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e não zeraram a nota da redação podem inscrever-se no Sisu gratuitamente. Batista informa que aqueles que não lembrarem o número e senha do ENEM conseguem localizá-los no próprio site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

“É indicado realizar a inscrição logo nas primeiras horas de abertura, assim é possível ter referência das notas de corte e acompanhar com calma as oscilações até o último dia”, aconselha o Coordenador. Ele lembra também que é bastante importante atualizar o cadastro para poder participar da lista de espera, caso precise.

Ao inscrever-se, o aluno deve escolher duas opções de curso que deseja fazer. A primeira opção é aquela que mais se tem interesse, e a segunda, aquela em que mais tem condições de ser aprovado. “Se houver aprovação, o aluno deve comparecer pessoalmente para matrícula ou enviar uma procuração com algum representante. Se for constatada a ausência, a vaga será perdida”, alerta o profissional.

Para quem está na dúvida sobre em qual curso se inscrever, ele recomenda acompanhar a oscilação das notas de corte do primeiro ao último dia e analisar no portal do Sisu a quantidade de vagas, cotas e classificação em lista de espera para cada graduação. A lista de espera é válida somente para a primeira opção. “Sempre há a possibilidade de ser aprovado, mesmo se não tiver alcançado a nota de corte, pois há desistências de alunos que passaram em outras universidades ou que prestaram o ENEM como treineiro e, por não terem concluído o Ensino Médio, não podem se matricular na faculdade”, comenta.

É importante saber que as notas têm pesos diferentes de acordo com o curso e instituição em que quer estudar. Por exemplo, para uma graduação de engenharia é provável que a área de exatas tenha um peso maior, assim como linguagens contará mais para um curso de jornalismo. Bruno Batista conta ainda que uma curiosidade do SISU é a possibilidade de ser utilizado para a aprovação em 18 Universidades de Portugal. A nota do ENEM é somada a um processo seletivo próprio das graduações portuguesas, como entrevistas e análise do histórico escolar.