Educação

Estudantes da rede estadual comemoram bom desempenho na Redação

Determinação dos alunos, aliada ao apoio dos pais e professores, foi fundamental para o sucesso obtido nas provas

Por Assessoria 24/01/2017 19h29
Estudantes da rede estadual comemoram bom desempenho na Redação
Reprodução - Foto: Assessoria

Alunos de escolas da rede estadual, tanto em Maceió quanto no interior do Estado, estão entre os que obtiveram as maiores notas na prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017.

Considerada a mais temível das provas, a Redação faz toda a diferença para o êxito do aluno no cômputo geral das notas do Enem, pois demanda clareza na exposição de ideias, aplicação da norma culta e capacidade de argumentação.

Mas o desafio foi superado por um bom número de candidatos de escolas públicas de Alagoas que, além da determinação e dedicação da garotada e o apoio dos pais e familiares, contaram com a ajuda fundamental de professores e diretores no direcionamento dos estudos.

Com a abertura do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nesta terça-feira (24), eles vão em busca da sonhada vaga no ensino superior e são unânimes ao destacar a importância dos projetos desenvolvidos nas escolas para a sua aprovação.

É o caso dos estudantes Islane Caroline Ferreira da Silva, que obteve 960 pontos, e Marcos Vinícius da Silva Santos e Aline Karen Ferreira da Silva, que alcançaram 940 pontos na prova de Redação. Os três estudam na Escola Estadual Padre Aurélio Gois, em Junqueiro, e estão entre os participantes dos Laboratórios de Redação ofertados pela escola no contraturno das aulas.

“Eles aprenderam técnicas de redação, receberam dicas e analisaram provas com nota zero e mil no Enem”, conta o diretor-adjunto, Flauber Fabrício Santos.

Islane Caroline Ferreira, que tirou 960 na prova, mostrou-se surpresa com o resultado. “Não esperava esta nota, pois, em edições anteriores, não havia tido um bom desempenho na Redação”, revela. Ela também frisa o apoio encontrado na escola. “Nos laboratórios, estávamos sempre fazendo textos e a escola sempre nos incentivava a participar de concursos de Redação para nos aprimorarmos”, lembra.

Voluntários – Já na Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus, em Teotônio Vilela, desde maio os alunos participaram de laboratórios de aprendizagem no horário noturno, e de três a quatro vezes por semana eram ofertadas oficinas abordando não só a Redação, mas outras áreas. Nestes laboratórios, além dos professores do quadro, a unidade contou com a ajuda de ex-alunos que atuaram voluntariamente no projeto.

“Fico emocionada toda vez que lembro a adesão e o comprometimento de nossos ex-alunos”, diz a diretora-geral Fátima Pimentel. “Ao longo do ano, focamos no Enem, buscamos familiarizar nossos alunos com a metodologia do exame. Estávamos no caminho certo”, afirma a gestora.

Com nota 940 na Redação e 710 pontos na média geral, o estudante Luiz Elias da Silva Filho agradece o apoio encontrado na unidade de ensino. “Em 2014, quando fiz o Enem como teste, minha nota foi 440, mas este ano alcancei mais do que o dobro do resultado anterior. Isso se deve, em grande parte, à escola, onde tive excelentes professores”, fala Luiz Elias, que busca uma vaga em Medicina ou Engenharia Civil.

A unidade também comemora o bom desempenho de seus alunos na área de Matemática e suas Tecnologias. É o caso de Ícaro Leandro Santos, que, com 815 pontos na prova de Exatas, almeja uma vaga em Ciências da Computação ou Engenharia Mecatrônica. Ele dá uma dica para quem vai se submeter ao Enem este ano. “Aproveite tudo o que a escola lhe oferecer e, acima de tudo, esforce-se, pois a sua determinação fará a diferença”, orienta.

Boas notas – Os demais alunos da rede estadual que alcançaram resultado destacado na Redação do Enem são:

Jéssica Diodino - Escola Dom Constantino Luers - Campo Alegre (960 pontos);

Lucas Soares - Escola Ana Lins - São Miguel dos Campos (940 pontos);

Daniele Vicente de Farias - Escola Quintella Cavalcanti – Arapiraca (940 pontos);

Maria Eduarda da Silva e Roberta Rayane Barros, Escola Quintella Cavalcanti – Arapiraca (940 pontos);

Maria Kellyane Miguel Silva - Escola Gilvana Ataíde – Maceió (920 pontos);

Madson Luan Almeida do Nascimento - Escola Salete de Gusmão – Maceió (920 pontos);

Juliana Pereira Rodrigues - Escola Quintella Cavalcanti – Arapiraca (920 pontos).