Educação

Escola Graciliano Ramos oferta Ensino Médio Profissionalizante para Palmeira

São 160 vagas nos cursos de Ludoteca e Secretário Escolar no turno noturno

Por Agência Alagoas 15/01/2017 13h45
Escola Graciliano Ramos oferta Ensino Médio Profissionalizante para Palmeira
Reprodução - Foto: Assessoria

A Escola Estadual Graciliano Ramos, em Palmeira dos Índios, está com 160 vagas disponíveis para o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, modalidade o estudante cursa os três anos do Ensino Médio integrado aos cursos de Ludoteca ou Secretário Escolar. Interessados em garantir uma destas vagas devem efetuar seu cadastro no site www.matriculaonline.al.gov.br até segunda-feira (16).

Para esta modalidade, as aulas acontecerão no turno, pois, no turno diurno, a unidade oferece o Ensino Médio Integral, onde dispõe de 120 vagas, as quais também estão ofertadas no site da Matrícula Online.

No Ensino Médio Integral, o aluno tem jornada ampliada de estudos – permanece os dois horários na escola – e tem uma formação educacional mais abrangente. Já no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional ele cursa o Ensino Médio integrado aos cursos de Ludoteca e Secretário Escolar, mas sem jornada ampliada.

“Em ambos os casos, estaremos oferecendo uma formação ampla para os nossos alunos, preparando-o não apenas no aspecto acadêmico, mas também para a vida”, explica a diretora-geral Mérita de Cássia Ferro.

Em toda a região que compreende Palmeira dos Índios e municípios vizinhos – área atendida pela 3ª Gerência Regional de Educação (Gere) – são quase cinco mil vagas disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para a matrícula de novatos da rede estadual em 2017.

Passo a passo

Interessados em efetuar a pré-matrícula da rede estadual podem fazê-la até o dia 16 de janeiro no site www.matriculaonline.al.gov.br. Para efetuar o cadastro, é necessário clicar no link Pré-Matrícula, apontar a série pretendida e escolher três opções de escola de sua preferência. O interessado voltará ao site no período de 21 a 23 de janeiro para saber em qual das três unidades foi alocado. A próxima e última etapa, de 23 a 25 de janeiro, é presencial e o interessado deve comparecer à escola munido de toda a documentação necessária para efetuar a matrícula e garantir sua vaga.

A pré-matrícula on-line é voltada para as seguintes séries:1º e 6º anos do Ensino Fundamental; 1ª série do Ensino Médio; 1ª série do Ensino Médio Integral; 1ª série do Ensino Médio Integral Integrado à Educação Profissional; 1ª série do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. No caso da Educação de Jovens e Adultos (EJA), são ofertadas vagas para o 1º e 5º períodos do turno diurno e 1º e 6º períodos do turno noturno do Ensino Fundamental e 1º período do Ensino Médio.

Para as demais séries, as matrículas devem ser efetuadas presencialmente na escola no período de 16 a 20 de janeiro.