Educação

Maceió terá mais de 15 mil vagas para novatos da rede pública estadual

Vagas estarão distribuídas em mais de 100 escolas e a capital inicia o ano letivo com dez escolas de Ensino Médio Integral

Por Agência Alagoas 06/01/2017 15h37
Maceió terá mais de 15 mil vagas para novatos da rede pública estadual
Reprodução - Foto: Assessoria

Maceió contará com mais de 15 mil vagas para a matrícula de alunos novatos da rede pública estadual. Interessados em garantir uma destas vagas devem efetuar sua pré-matrícula no site www.matriculaonline.al.gov.br no período de 7 a 14 de janeiro e, posteriormente, comparecer à escola entre os dias 23 e 25 de janeiro para confirmar a vaga.

Somadas as mais de 100 escolas que compõem a 1ª e 13ª Gerências Regional de Educação (Geres), serão 15.660 vagas distribuídas em todos os pontos da cidade, com oferta generosa para as regiões mais populosas da capital, a exemplo das 1.560 vagas para o complexo habitacional Benedito Bentes, as 1.060 vagas para a área que compreende os bairros do Vergel do Lago, Ponta Grossa, Prado e Trapiche e as 699 vagas para o Jacintinho.

“Teremos quase cinco mil vagas para mais de 50 escolas na Baixa Maceió, Jacintinho, Feitosa, Sítio São Jorge, Poço e parte da região metropolitana com os municípios de Marechal Deodoro e Paripueira”, adianta Roberval Ferreira, gerente da 1ª Gere.

(Foto: Agência Alagoas)

Já a 13ª Gere, que, sozinha, concentra 56 escolas, terá o dobro da oferta, com 10.786 vagas para a Alta Maceió, região onde também reside grande parte da população da capital. “Destas 10.786 vagas, 3.460 serão para as escolas do Cepa, o nosso maior complexo habitacional. Temos vagas também no Benedito Bentes, Tabuleiro, Bebedouro, Chã da Jaqueira, Fernão Velho, ABC, dentre outros”, conta a gerente da 13ª Gere, Mônica Sarmento.

Ensino Integral

A capital alagoana inicia o ano letivo de 2017 com dez escolas estaduais de Ensino Integral espalhadas em diversos pontos da cidade. São elas: Escola Marcos Antônio (Benedito Bentes); Escola Rodriguez de Melo (Vergel do Lago); Escola Mota Trigueiros (Conjunto Santo Eduardo); Maria das Graças de Sá Teixeira (Feitosa); Geraldo Melo (Conjunto Graciliano Ramos); Maria Ivone (Conjunto Inocoop); Rosalvo Ribeiro (Bebedouro); Edmilson Pontes (Farol), Afrânio Lages e Princesa Isabel (ambas no Cepa).

(Foto: Agência Alagoas)

Ao todo, estas dez unidades ofertam 1.500 vagas para as turmas de 1ª série do Ensino Médio. Nestas escolas, o aluno terá jornada ampliada de estudos e formação educacional mais abrangente.

Já a Escola José Correia da Silva Titara, no Cepa, traz 800 vagas para o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, onde o aluno cursa o Ensino Médio integrado aos cursos de Ludoteca e Secretário Escolar, mas sem jornada ampliada.

Etapas

A pré-matrícula on-line é voltada para as seguintes séries:1º e 6º anos do Ensino Fundamental; 1ª série do Ensino Médio; 1ª série do Ensino Médio Integral; 1ª série do Ensino Médio Integral Integrado à Educação Profissional; 1ª série do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. No caso da Educação de Jovens e Adultos (EJA), são ofertadas vagas para o 1º e 5º períodos do turno diurno e 1º e 6º períodos do turno noturno do Ensino Fundamental e 1º período do Ensino Médio.

Para as demais séries, as matrículas devem ser efetuadas presencialmente na escola no período de 16 a 20 de janeiro.

(Foto: Agência Alagoas)