Educação

Estudantes de Alagoas são finalistas no Prêmio Alimentação em Foco 2017

Time da Universidade Federal de Alagoas receberá apoio financeiro e orientações da Enactus Brasil e da Fundação Cargill

15/12/2016 11h43
Estudantes de Alagoas são finalistas no Prêmio Alimentação em Foco 2017
Reprodução - Foto: Assessoria

 

Um time de estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi selecionado pelo Enactus Brasil e Fundação Cargill para a próxima etapa do Prêmio Alimentação Em Foco 2017.

O projeto ligado aos temas agricultura familiar, combate ao desperdício de alimentos, educação alimentar e empreendedorismo na cadeia de valor da alimentação está entre os 15 selecionados para receber apoio financeiro e mentoria.

 

Com a premissa de que a criatividade é uma força inesgotável de conhecimento e, somada à capacidade de empreender, uma ferramenta poderosa para a construção de um futuro melhor para todos, o Enactus Brasil e a Fundação Cargill analisarão os resultados de cada projeto em junho do próximo ano, selecionando os cinco melhores para participar do Campeonato Nacional Enactus Brasil 2017.

Na ocasião, os times serão avaliados durante suas apresentações pela equipe da Fundação Cargill que elegerá os dois vencedores do prêmio apoiados nos critérios social, financeiro e ambiental.

 

Alimentação saudável

 

A hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem o uso do solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva contendo água e todos os nutrientes essenciais ao seu desenvolvimento. Para o projeto, usa-se o sistema desenvolvido pelo engenheiro-agrônomo Mário Calheiros de Lima, composto por uma base suspensa de madeira, onde garrafas PET são usadas como canaletas para o cultivo das plantas.

A utilização das garrafas reduz os custos de construção, comparado aos métodos tradicionais que usam canos de PVC, o que permite a implantação em comunidades vulneráveis e com áreas degradadas.

A hidroponia possui alto potencial produtivo em pouco espaço de tempo, inserindo as comunidades em um ciclo produtivo. Com foco de atuação na ONG Inaê será desenvolvido um viveiro para a produção de mudas, visando o incentivo para a construção de novas hortas hidropônicas na cidade, fomentando a produção de alimentos no cenário urbano.

 Apoio

Há mais de 40 anos, a Fundação Cargill tem sido um agente transformador nas comunidades e causas em que atua. Seu foco de atuação está voltado à promoção da alimentação saudável, segura, sustentável e acessível, com iniciativas que vão desde o campo até o consumidor final. Mais informações: www.alimentacaoemfoco.com.br.

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos que fomenta o empreendedorismo social dentro das universidades. Está presente em 36 países e em mais de 1700 instituições de ensino. No Brasil, atua desde 1998 e tem times espalhados em mais de 90 universidades com projetos que causam impacto positivo na vida dos mais necessitados por meio de ações empreendedoras. Espera agregar o aprendizado na sala de aula e a criatividade dos jovens para colaborar com um mundo mais justo e sustentável.

No Brasil, a Enactus já impactou mais de 9.000 pessoas diretamente pelos projetos, em 2016. Pelo menos 2000 estudantes e 150 professores contribuíram para melhorar o ambiente por meio do empreendedorismo social. Enactus não é proposta de projetos, Enactus são projetos executados, é parceria e colaboração.