Educação

Equipe de Alagoas vence o Grand Prix Senai de Inovação em olimpíada

Olimpíada do Conhecimento 2016 foi promovida pelo Departamento Nacional do Senai

Por Comunicação Sistema Fiea 17/11/2016 15h29
Equipe de Alagoas vence o Grand Prix Senai de Inovação em olimpíada
Reprodução - Foto: Assessoria

As conquistas dos alunos do Senai Alagoas na Olimpíada do Conhecimento 2016 foram além dos desafios por equipe e individuais. A maior competição de educação profissional das Américas foi promovida pelo Departamento Nacional do Senai entre os dias 10 e 13 últimos, em Brasília-DF.

Nela, o Estado também ganhou medalhas nos eventos paralelos, como o Grand Prix Senai de Inovação. Durante 72 horas, quatro alunos das escolas Sesi/Senai do Benedito Bentes e Marechal Deodoro, e do CFP Gustavo Paiva foram desafiados a desenvolver propostas inovadoras para problemas reais de quatro gigantes do setor industrial –  Bosch, Grupo Boticário, Renault e Lake’s Fish.

Ao final, a recompensa do trabalho em equipe veio com o ouro na competição nacional. “A gente recebeu os desafios na hora e, com o que aprendeu em sala de aula em disciplinas como empreendedorismo e atividades relacionadas a startups, desenvolveu os quatro projetos”, explicou o aluno Igor Albuquerque, que dividiu o troféu com os colegas Lucas Ramos, Luiz Filipe Martins e Matheus Alves.

Projetos Integradores

Também da Escola Sesi/Senai do Benedito Bentes, a equipe idealizadora do software Production Tool – que auxilia gestores de indústrias de pequeno porte a planejar, executar e monitorar os processos produtivos por meio dos próprios funcionários – recebeu o troféu pelo primeiro lugar no Desafio Senai de Projetos Integradores.

O projeto dos alunos Millena Ribeiro do Nascimento, Nycolas Ferreira de Macedo, Beatriz Araujo Oliveira Nunes e Gabriel da Silva Bento foi selecionado entre 993 trabalhos inscritos e cerca de 4 mil participantes de todo o Brasil.  

Atabótica ganha dois prêmios no Festival de Robótica

Paralelamente à Olimpíada do Conhecimento, foi realizado, ainda, o Torneio de Robótica First Lego League (FLL). A equipe Atabótica, formada por estudantes da Escola Sesi/Senai de Atalaia, conquistou dois prêmios: Melhor Robô e Core Values.

Outra equipe alagoana, a Allego, da Escola Estadual Edmilson de Vasconcelos Pontes, participou do evento graças a uma parceria entre o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).