Educação

Alagoanos brilham na edição 2016 da Olimpíada do Conhecimento

Foram duas medalhas de ouro nos desafios por equipe

Por Comunicação Sistema Fiea 14/11/2016 13h50
Alagoanos brilham na edição 2016 da Olimpíada do Conhecimento
Reprodução - Foto: Assessoria

Os “Guerreiros de Alagoas”, mais uma vez, brilharam na maior competição de educação profissional das Américas. A premiação da Olimpíada do Conhecimento, promovida na noite deste domingo, 13, pelo Departamento Nacional Senai, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília-DF, mais uma vez consolidou a excelência do Departamento Regional de Alagoas no âmbito nacional.

Foram duas medalhas de ouro nos desafios por equipe. Nos individuais, assim como entre as pessoas com deficiência, os alunos do Senai/AL ganharam um ouro e dois bronzes. O Estado também comemorou os primeiros lugares no Grand Prix Senai de Inovação e no Desafio Senai de Projetos Integradores.

“O resultado foi espetacular e nos surpreendeu! Nos desafios por equipes, sabíamos das nossas grandes chances de medalhas, porém, não imaginaríamos que seriam dois ouros”, destacou o professor Ednilson Lins, chefe da delegação de Alagoas. As equipes alagoanas venceram nos desafios “Tecnologia da Informação” e “Festa Saudável”.

Nos desafios individuais as três medalhas foram conquistadas pelos alunos Douglas Santos, ouro em Panificação, João Vítor e Murilo Nascimento, estes ganhadores de medalhas de bronze em Tecnologia da Informação. E entre as pessoas com deficiência, Vítor da Silva e Juliana Karen, alunos com down, trazem para Alagoas o bronze na ocupação Padeiro. William Bertoldo, cego, é ouro em operador de computador.

Desafios

O Senai/AL também venceu o Grand Prix Senai de Inovação. Durante 72 horas, quatro alunos das escolas Sesi/Senai do Benedito Bentes e Marechal Deodoro, e do Senai-Poço, foram desafiados a desenvolver projetos inovadores para quatro grandes empresas brasileiras. E, no final, a surpresa com o ouro nacional.

“A gente recebeu os desafios na hora e, com o que aprendeu em sala de aula em disciplinas como empreendedorismo e atividades relacionadas a start ups, desenvolveu os quatro projetos”, explicou o aluno Igor Albuquerque.

Também da Escola Sesi/Senai do Benedito Bentes, a equipe que desenvolveu o software Production Tool – que auxilia gestores de indústrias de pequeno porte a planejar, executar e monitorar os processos produtivos por meio dos próprios funcionários – recebeu o troféu pelo primeiro lugar no Desafio Senai de Projetos Integradores, após ser selecionada entre 993 trabalhos inscritos e cerca de 4 mil participantes de todo o Brasil.     

Robótica

Paralelamente à Olimpíada do Conhecimento, foi realizado o Torneio de Robótica First Lego League. A equipe Atabótica, formada por estudantes da Escola Sesi/Senai de Atalaia, conquistou dois prêmios: Melhor Robô e Core Values.