Educação

Alunos do Senai/AL ganham ouro e bronze na Olimpíada do Conhecimento

Douglas Santos (Panificação e Confeitaria) e João Vítor (Tecnologia da Informação) conquistaram, respectivamente, ouro e bronze

Por Comunicação Sistema Fiea 14/11/2016 16h18
Alunos do Senai/AL ganham ouro e bronze na Olimpíada do Conhecimento
Reprodução - Foto: Assessoria

Estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Alagoas conquistaram, neste sábado, 12, duas medalhas nos desafios individuais da Olimpíada do Conhecimento 2016. A maior competição de educação profissional das Américas acontece em Brasília-DF, e será encerrada neste domingo, 13.

Os jovens Douglas Santos (Panificação e Confeitaria) e João Vítor (Tecnologia da Informação) conquistaram, respectivamente, ouro e bronze nas suas ocupações. O primeiro desafio foi vencido pela manhã. Douglas, de 18 anos, recebeu a tarefa de fazer um bolo de casamento em apenas uma hora.

O jovem apostou em um bolo clássico e caprichou nas flores e acabamento, conquistando o público, que deu ao alagoano uma vitória incontestável: ele teve 45,83% dos votos, mais do que a soma dos competidores do Rio Grande do Norte e Pernambuco, que empataram em segundo lugar, com 18,75%. Sergipe ficou em terceiro, com 8,53%.

“Depois da noiva, é o bolo a maior atração do casamento”, brincou o aluno do Senai/AL, ao destacar que foram meses de treinamento até ficar entre os melhores do país na área em que se qualifica profissionalmente. Ele foi matriculado no Senai pela mãe, que percebeu o talento de Douglas Santos na cozinha e o incentivou na carreira.

Sessenta minutos também foi o tempo que os competidores da área de Tecnologia de Informação tiveram para desenvolver um jogo, contando apenas com as ferramentas disponíveis nos computadores que receberam para trabalhar. João Vítor, de 18 anos, fez o famoso “jogo da velha”, garantindo a medalha de bronze.

“É um jogo simples, mas talvez não desse tempo de desenvolver outro jogo no tempo estipulado pela competição. Mas estou muito feliz, não imaginava que um dia seria destaque nacional”, declarou o jovem. A expectativa segue neste domingo, 13, quando serão anunciados os resultados dos desafios por equipes e do Inova Senai.

Olimpíada

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. O torneio, promovido a cada dois anos, reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do Senai e dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IF).

Na competição, que em 2016 é realizada de 10 a 13 de novembro, são avaliados os conhecimentos teóricos e práticos, as habilidades intelectuais e as atitudes consideradas essenciais para o exercício profissional competente, além do resultado final: produtos de projetos-teste desenvolvidos em uma situação real de mercado nas diversas ocupações.