Educação

Alunos do Senai disputam maior torneio de educação profissional das Américas

Olimpíada do Conhecimento reúne 1,2 mil estudantes do Senai, do Sesi e de Institutos Federais de Educação de todo o país

Por Comunicação Sistema Fiea 10/11/2016 14h54
Alunos do Senai disputam maior torneio de educação profissional das Américas
Reprodução - Foto: Assessoria

Estudantes e docentes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Alagoas (Senai/AL) participam, em Brasília-DF, da maior competição de educação profissional das Américas. A Olimpíada do Conhecimento, promovida pelo Departamento Nacional do Senai, reúne, até domingo próximo, 1,2 mil estudantes do Senai, do Sesi e de Institutos Federais de Educação de todo o país.

Conforme o chefe da delegação alagoana, professor Ednilson Lins, o Estado participa em duas categorias do desafio por equipes – Alimentos, com seis competidores, e Tecnologia da Informação, com quatro. “Dois de cada time serão selecionados para os desafios individuais”, explica ele.

Os alagoanos também enviaram à capital federal sete pessoas com deficiência para os desafios de educação profissional, nas áreas de Panificação (três pessoas com down), Costura (duas cadeirantes) e Tecnologia da Informação (dois cegos); um projeto para o Inova Senai; e três estudantes de Logística da Escola Sesi/Senai de Maceió, que fazem a prova do Sistema de Avaliação de Educação Profissional (Saep), do Senai.

“O legal do desafio deste ano é que, neste novo formato, divulga melhor o que o Senai faz. Os estudantes trazem os projetos desenvolvidos nos estados e os explicam aos visitantes que passam pelos estandes. Outra novidade está na avaliação: 90% da nota é dos jurados do desafio, 9% são dados pelos visitantes e 1% vêm da votação pela internet”, afirmou Ednilson Lins.

Inovação

Paralelamente à OC 2016, é realizado o Inova Senai. A equipe de Alagoas – formada pelas docentes Larissa Casado e Thaís Amorim, e pelas alunas Luana Marques e Ana Luiza Xavier – apresenta o picolé de batata doce, com biomassa de banana verde e óleo de coco, ingredientes que substituem as gorduras.

“O resultado é um lanche saudável e prático, com zero glúten, zero lactose, zero gordura trans, e rico em fibras”, disse Larissa Casado, que é da Área de Alimentos do Centro de Formação Profissional Gustavo Paiva (Senai/Poço).

Sesi na OC 2016

O Sesi Alagoas também está presente na Olimpíada do Conhecimento 2016. Alunos da Escola Industrial Abelardo Lopes (Cambona) participam do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL) e da etapa nacional da Mostra Sesi de Ciências e Engenharia.