Educação

Professor de Maceió acerta tema da redação do Enem e fala sobre preparação

Há cinco anos trabalhando na preparação para o vestibular, o professor fala sobre o diferencial para a nota máxima

08/11/2016 16h49
Professor de Maceió acerta tema da redação do Enem e fala sobre preparação
Reprodução - Foto: Assessoria

No último final de semana, 5,8 milhões de estudantes de todo Brasil realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As áreas de humanas, ciências da natureza, linguagens, matemática e redação, compõem a prova do maior vestibular do País. “O Enem é uma maratona que dura o ano inteiro. Não basta somente dominar os conteúdos de uma área. O aluno é desafiado a desenvolver um senso crítico, ter uma visão ampla sobre o mundo”, destaca Thalles Barros, professor de Maceió que acertou o tema da redação pelo segundo ano consecutivo.

“Trabalhamos mais de cem temas ao longo desse processo. Seria muita incompetência da minha parte se não caísse um desses. A questão não é saber qual será o tema, mas o que escrever sobre ele. Não é legal buscar modelos prontos, cheios de frases de efeito. O aluno precisa transmitir a verdade dele, aquilo que ele aprendeu ao longo da jornada, e isso não se aprende na véspera”, afirma o professor.

Há cinco anos trabalhando na preparação para o vestibular, o professor fala sobre o diferencial para a nota máxima. “Realizamos debates, festivais de cinema, palestras com especialistas nas mais variadas áreas do conhecimento e produzimos mais de 100 textos. Redação é prática, é construir um caminho para fundamentar bem uma ideia”, disse. A previsão do Ministério da Educação para divulgação do resultado do ENEM é o dia 19 de janeiro. Até lá, os alunos ficam na expectativa da aprovação. “As sementes foram plantadas ao longo do ano e estamos confiantes no sucesso do trabalho. Não é achismo de véspera, é construção da nota máxima”, afirma o professor.