Educação

Intolerância religiosa é o tema da redação em 2016

Estudantes redigem sobre tema que foi um dos assuntos mais enfocados pela imprensa nos últimos dez anos

06/11/2016 14h12
Intolerância religiosa é o tema da redação  em 2016
Reprodução - Foto: Assessoria

O Ministério da Educação divulgou na tarde deste domingo o tão aguardado tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.Os candidatos participantes deverão redigir sobre o combate à intolerância religiosa no Brasil.

Os portões das escolas foram fechados pontualmente às 13 horas neste domingo. O Enem termina hoje para 8,3 milhões de estudantes. Serão cinco horas e meia de prova para resolver 90 questões de múltipla escolha de linguagens e matemática e ainda fazer a redação – etapa mais temida do teste.

O professor Filipe Couto, que ensina Língua Portuguesa no colégio pH, classificou o tema como "maravilhoso", mantendo a linha das edições anteriores.

- Segue a direção de tentar colocar para o jovem um caminho para o viver mais harmônico, apresentando problemas cadentes da sociedade e esperando que ele seja capaz de organizar e propor intervenções necessárias - disse ele, ressaltando que o candidato consiga mostrar o respeito à diversidade: - Ele tem que entender que as pessoas têm suas tradições e a existência de uma cultura não significa a extinção da outra.

O assunto vem sendo bastante discutido nos últimos anos, entre outros motivos, devido ao preconceito sofrido por adeptos das religiões de matriz africana. Em junho do ano passado, por exemplo, uma menina de 11 anos foi alvo de uma pedrada ao sair de um culto de candomblé na Vila da Penha, Zona Norte do Rio. O caso foi registrado como lesão corporal e preconceito contra raça, cor, etnia ou religião.

Em maio de 2014, um juiz federal emitiu uma decisão polêmica. Ao negar um pedido do Ministério Público Federal para remover vídeos do YouTube ofensivos a umbanda e candomblé, o magistrado afirmou que "manifestações religiosas afro-brasileiros não se constituem religião".

O professor Rafael Pinna, do Colégio e Curso de A_Z, também elogiou. Ele lembrou que, no ano passado, o tema da redação foi a dificuldade de acabar com a violência contra a mulher no país.

- Assim como ano passado, o ENEM optou por um tema de grande relevância nacional, como forma de medir o nível grau de cidadania dos estudantes. Trata-se de uma discussão atual, que segue o estilo de edições anteriores. No plano político, o aluno poderia seguir vários caminhos, principalmente identificando aspectos políticos e culturais do problema. Um argumento poderia ser a referência à intolerância religiosa como crime de ódio no Brasil, comportamento que fere a dignidade e a liberdade de fé, que é uma garantia constitucional.

O tema também foi celebrado entre líderes religiosos. Para o babalaô Ivanir dos Santos, que é porta-voz da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, o tema significa um "grande passo para sociedade brasileira".

- Precisamos, cada vez mais, buscar caminhos de respeito à diversidade, assim como o fortalecimento da democracia. Afinal, estamos preocupados sobre como a intolerância tem crescido e cerceado os direitos de integrantes de religiões de matriz africana e não-hegemônicas - comentou ele, enfatizando como a redação fará milhões de jovens de diferentes grupos religiosos refletirem sobre o assunto.

A "temida" prova de redação é a única avaliação discursiva de todo o Enem e também a única em que o candidato consegue tirar nota máxima. Os participantes também fazem, neste domingo, as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Eles têm cinco horas e meia para resolver todas as questões e escrever o texto.

No ano passado, o tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” recebeu elogios de especialistas e endossou os debates sobre a questão no país. Em 2014, o assunto foi “Publicidade infantil em questão no Brasil” e, no ano anterior, “O trabalho na construção da dignidade humana”.