Educação

Fapeal divulga últimos resultados de recursos para eventos em Alagoas

Dois editais possibilitam 19 viagens científicas e 48 eventos em Alagoas

Por Agência Alagoas 05/11/2016 17h47
Fapeal divulga últimos resultados de recursos para eventos em Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) divulgou os últimos resultados dos editais de Auxílio à Participação em Reunião Científica e Auxílio à Organização de Eventos Científicos. Ambos tiveram cinco entregas ao longo do segundo semestre de 2016.

Ao todo, 19 pesquisadores atuantes em Alagoas foram selecionados para apresentar seus trabalhos científicos em sete países do exterior e em vários estados do Brasil. Quanto aos eventos, o recurso de R$ 500 mil, exclusivamente do Governo do Estado, foram empregados em 48 ocasiões que juntas, ultrapassam a expectativa de público de 15 mil pessoas.

O diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, comenta que "a finalização deste ciclo de investimentos demonstra a capacidade de Alagoas em realizar eventos de grande e médio porte, em que os pesquisadores tem a oportunidade de fazer um intercâmbio de conhecimento".

Educação

A quinta chamada do Edital de Auxílio à Organização de Eventos Científicos contemplou doze eventos, de quatro instituições. Em destaque, ocasiões voltadas à educação e a cultura afro-brasileira.

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) promove o I Cenafro 2016, com o tema Afroempreendedorismo; e a Universidade Federal de Alagoas recebe o “Fórum Mestre Zumba: Pensamentos Afro Ameríndios”.

Quanto à educação, dois outros eventos da Ufal abordam o tema: O II Encontro Luso- Brasileiro sobre Trabalho Docente e Formação e a I Jornada Internacional e III Encontro da Rede de Educação Infantil da UFAL: A Criança e a Formação do Profissional da Educação Infantil: Entre Teorias e Práticas.

A segunda ocasião, na verdade, é a agregação de um encontro de educação voltado para os professores da educação infantil em Alagoas com um evento internacional de pós-graduação, com o mesmo tema.

A organizadora, professora Lenira Haddad, explica que o momento viabiliza uma interlocução entre quem atua na educação infantil com quem faz pesquisa em nível de pós-graduação.

“Assim, possibilitamos a atualização de educadores infantis, através de um evento com foco específico na formação dos docentes”, observa a psicóloga e doutora em educação.

Os resultados completos estão disponíveis em www.fapeal.br.