Educação

Polícia Militar de Alagoas apresenta planejamento operacional para o Enem 2016

Para garantir a segurança do concurso, 1.750 policiais militares serão empregados

Por Agência Alagoas 04/11/2016 16h17
Polícia Militar de Alagoas apresenta planejamento operacional para o Enem 2016
Reprodução - Foto: Assessoria

A Polícia Militar apresentou, nesta sexta-feira (4), o planejamento operacional de atuação durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Alagoas. A equipe responsável pelo plano, formada pelo tenente-coronel Moisés do Nascimento e pelos majores Luiz Santos e Marcelo Carnaúba, apresentou aos oficiais que estarão à frente do policiamento todo o esquema montado para garantir a segurança dos envolvidos no certame. As provas ocorrem no sábado (5) e domingo (6), a partir das 12h30, horário local.

No Estado, mais de 136 mil inscritos devem realizar as provas, que ocorrem em 348 locais, distribuídos em 26 municípios alagoanos. Para garantir a segurança do concurso, 1.750 policiais militares serão empregados.

Nesta sexta-feira (4), foi iniciada a distribuição das provas, com destino às unidades dos Correios dos municípios mais afastados e novas entregas serão realizadas até o domingo em Maceió e região metropolitana. Todos os percursos contam com a escolta de batedores do Batalhão de Radiopatrulha Capitão Rodrigues.

De acordo com o tenente-coronel Nascimento, o planejamento foi pensado para garantir que todo o processo que envolve o Enem ocorra dentro da normalidade. “A PM vai atuar desde a distribuição das provas e concluirá sua missão apenas quando todas forem recolhidas e entregues. Contamos com efetivo policial em todos os locais de realização do Enem, e a expectativa é que tenhamos um processo com lisura e segurança, mantendo a paz e a ordem, nosso principal objetivo”, destacou o oficial, acrescentando que a PM empregará também o efetivo motorizado no entorno dos locais de prova.

Em virtude da ocupação de 15 escolas em oito municípios alagoanos, a data da prova do Enem foi adiada para 7.649 inscritos. Desta forma, o mesmo planejamento da PM será novamente executado nos dias 3 e 4 de dezembro, quando ocorrerão as provas para estes candidatos.

Diversos órgãos trabalharam integrados à PM no planejamento geral do Enem. São parceiros neste trabalho o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); Polícia Federal; Polícia Civil; Corpo de Bombeiros; Correios; SMTT; Eletrobrás; Casal, Samu e Cesgranrio.