Educação

Investimentos em universidades alagoanas são potencializados

Governador reafirma compromisso de melhorar a educação com obras nos Campus da Uneal e construções de hospitais vinculados à Uncisal

Por Agência Alagoas 16/10/2016 08h15
Investimentos em universidades alagoanas são potencializados
Reprodução - Foto: Assessoria

Historicamente –  como pontuou o governador Renan Filho durante a solenidade de assinatura dos termos de outorgas científicas na sexta-feira (14) –, a educação em Alagoas nunca foi levada a sério, isto não só na educação básica, como nas universidades estaduais também. Hoje, o Governo de Alagoas vem trabalhando na mudança do quadro educativo dos alagoanos, com escolas em tempo integral e ensino superior valorizado e de qualidade para a população.Com os termos de outorgas científicas serão investidos pelo Estado R$ 4,3 milhões em pesquisa e produção de conhecimento. Em função disso, o governador Renan Filho recordou as obras que serão realizadas nas universidades estaduais e a importância do trabalho conjunto dos profissionais e jovens com o Governo de Alagoas.“Estamos com obras de reforma no prédio da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), inclusive até o centro acadêmico dos estudantes está ganhando uma nova área. Também estamos concluindo o Campus de União dos Palmares, que está sendo feito com recursos próprios de Alagoas. Precisamos melhorar o Campus de Arapiraca, Palmeira dos Índios, e vamos construir a casa do estudante em Santana do Ipanema. A contratação de professores efetivos e aprovação de seu plano de cargo e salários respectivos foi um dos fatos mais importantes. Nosso projeto de governo caminha firme, visando o progresso e avanço das universidades estaduais”, ressaltou Renan Filho.

(Foto:Agência Alagoas)

 

Saúde também é prioridade: construção de Maternidade de Risco Habitual é exemploO governo estadual está priorizando o conhecimento na universidade e melhorando a saúde do Estado, com obras vinculadas às universidades. Um exemplo é a Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), que teve seu Hospital Escola Maternidade Santa Mônica reaberto e os profissionais contratados.Outras obras enfatizam a mudança na saúde pública e educação superior em Alagoas, como a abertura do laboratório de análises clínicas, ampliações no Hospital Portugal Ramalho e a nova Maternidade de Risco Habitual, que também será vinculada à Uncisal.Alagoas está criando um ambiente para pesquisa e inovação, visando o avanço na qualidade das políticas públicas. Com isso, vem atraindo a “massa crítica pensante” para os problemas do cotidiano alagoano. Trabalhando junto com dinamismo e gerando mais empregos, Alagoas continuará avançando e saindo da crise de maneira definitiva, pelas portas da educação, do empreendedorismo, ambas ligadas à capacidade de criar coisas novas, por uma nova Alagoas e por um futuro de oportunidades para todos.