Educação

Convocação da reserva técnica tem mais professores de Química e Português

Foi feito um estudo e serão convocados professores nas 13 Gerências Regionais de Educação (Geres)

Por Agência Alagoas 13/10/2016 16h30
Convocação da reserva técnica tem mais professores de Química e Português
Reprodução - Foto: Assessoria

O governador de Alagoas, Renan Filho, e o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, anunciaram, nesta quinta-feira (13), a convocação de 150 professores da reserva técnica. Dentre os convocados, o maior número é da disciplina de Química com 36, seguido pela de Língua Portuguesa, com 33 professores.

O anúncio foi realizado durante coletiva de imprensa no Palácio República dos Palmares nesta quinta-feira (13). Na ocasião, o secretário explicou que os convocados terão 30 dias para se apresentarem, a partir da publicação no Diário Oficial, a realizar-se nesta sexta-feira (14).

Com base na carência real de professores da rede estadual e com a oferta dos aprovados no concurso de 2013, foi feito um estudo e serão convocados professores nas 13 Gerências Regionais de Educação (Geres). Além de professores de Química e Língua Portuguesa, serão convocados 19 de Educação Física, 17 de Artes, 13 de História, 13 de Geografia, 11 de Inglês e 8 de Ensino Religioso.

Questionado sobre a convocação dos demais professores da reserva técnica do concurso de 2013, durante a coletiva, o secretário Luciano Barbosa explicou que foi acordado no Tribunal de Justiça que após essa convocação o concurso seria extinto.

“Não temos mais vagas para as disciplinas que os docentes da reserva técnica estão aptos a ofertar. Muitos são dos anos iniciais, o que representa apenas 5% dos alunos da rede estadual e que devem migrar para os municípios”, explica o secretário.

Convocação

A 1ª Gere, que abrange todas as escolas da parte baixa de Maceió e ainda os municípios de Paripueira e Marechal Deodoro, contará com 27 professores sendo: 8 de Português; 9 de Artes; 1 de Geografia; 3 de Ensino Religioso; 1 de Inglês e 5 de Química.

Na 2ª Gere, com sede em São Miguel dos Campos e que atende a região sul, foram convocados 19 professores, nas seguintes disciplinas: 6 de Português; 5 de Educação Física; 3 de História; 2 de Geografia; 1 de Inglês e 2 de Química.

A 3ª Gere, com sede em Palmeira dos Índios, contará com cinco novos docentes, sendo 2 de Educação física; 1 de Geografia e 2 de Inglês.

A 4ª Gere, com sede em Viçosa, terá novos três professores: 1 de Português; 1 de Educação Física e 1 de Inglês.

Na 5ª Gere, que atende Arapiraca e outros nove municípios da região, são 22 novos professores, sendo: 3 de Português; 3 de Educação física; 2 de História; 2 de Inglês; 12 de Química.

A 6ª Gere com sede em Santana do Ipanema, conta com 5 professores, sendo: 1 de Português; 1 de Educação Física; 1 de História; 2 de Geografia.

Na 7ª, com sede em União dos Palmares e que atende os municípios da região, também são 5 professores, nas seguintes disciplinas: 2 de Educação Física; 1 de História; 1 de Geografia; 1 de Inglês.

Na 8ª Gere, que tem sede em Pão de Açúcar, são 3 professores, sendo: 1 de Educação Física; 1 de História; 1 de Geografia.

A 9ª Gere, com sede em Penedo, terá 11 novos professores, sendo: 2 de Português; 1 de Educação Física; 2 de História; 1 de Geografia; 5 de Química.

Na 10ª Gerência Regional, com sede em Porto Calvo, serão 3 professores: 1 de educação física; 1 de História e 1 de Geografia.

A 11ª Gere, com sede em Piranhas, são 5 professores: 1 de Educação Física; 1 de História; 2 de Inglês.

A 12ª Gere que atende Rio Largo e outros nove municípios, terá 7 professores: 4 de Português; 1 de Educação Física; 1 História; 1 de Geografia.

E,? por último, a 13ª Gere que atende as escolas do Cepa e de toda parte alta de Maceió, com 35 professores, sendo:8 de Português; 8 de Artes; 1 de Geografia; 5 de Ensino Religioso; 1 de Inglês; 12 de Química.?