Economia
Programa do Banco do Nordeste vai desenvolver a agroecologia na Bacia Leiteira de Alagoas
Projeto que será lançado no primeiro semestre de 2027 beneficiará agricultores familiares do território com ações de crédito, capacitação e assistência técnica
O Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), do Banco do Nordeste (BNB), tem atuado em ações voltadas ao fortalecimento do setor agroecológico na Bacia Leiteira do estado de Alagoas. O Plano de Ação Territorial (PAT) do programa está em elaboração com instituições parceiras e agentes econômicos locais, com previsão de lançamento previsto para o primeiro semestre de 2027. A iniciativa busca promover o desenvolvimento sustentável das atividades agrícolas de pequenos produtores do território, reunindo instituições de ensino, entidades de assistência técnica e órgãos públicos em uma estratégia integrada de atuação.
Entre as atividades produtivas que poderão ser contempladas estão a bovinocultura de leite e de corte, o cultivo de milho, a piscicultura, a avicultura e a ovinocultura, sob uma abordagem alinhada aos princípios da agroecologia. Após o lançamento do PAT, estão previstas ações como assistência técnica, capacitações, visitas técnicas, dias de campo, seminários, palestras e iniciativas voltadas à ampliação do acesso ao crédito rural.
O PAT é o documento que sinaliza as ações a serem desenvolvidas no território durante o período de vigência do Prodeter. Esta etapa inclui a formação do Comitê Gestor Territorial, governança composta por lideranças locais, parceiros institucionais e produtores rurais, além da seleção dos agentes econômicos que serão os beneficiários das ações do programa.
De acordo com o agente de desenvolvimento do BNB responsável pela execução do Prodeter da Agroecologia, Reginaldo Gomes, a iniciativa pretende fortalecer a articulação entre os diversos atores ligados ao setor. A expectativa inicial é que o programa envolva entre 50 e 100 produtores rurais do território, contemplando agricultores familiares dos municípios de Batalha, Major Isidoro e Jacaré dos Homens, com possibilidade de expansão para Belo Monte, Jaramataia e Monteirópolis.
“O lançamento será o início de uma integração de instituições para promover a agroecologia na Bacia Leiteira, integrando diversas atividades rurais priorizadas pelos agentes econômicos do território e que podem ser fortalecidas com a atuação do Prodeter”, afirmou.
Construção coletiva
O agente de desenvolvimento explica a proposta do programa. “O objetivo é promover o desenvolvimento territorial sustentável, fortalecendo a agroecologia, a governança territorial e a cooperação entre os parceiros em prol do desenvolvimento das atividades rurais na Bacia Leiteira”, destacou.
Entre as iniciativas que já têm contribuído para a implementação do Prodeter no território estão projetos de extensão desenvolvidos pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) no curso técnico em Agroecologia. No próximo ano, a instituição prevê a oferta de vagas para um curso superior relacionado ao segmento no Campus Batalha, ampliando a formação de profissionais para atuação no setor.
O Banco do Nordeste também participou da Feira de Agroecologia e Cultural, realizada em Major Isidoro, levando agentes de microcrédito do Agroamigo para atender produtores e apresentar linhas de financiamento voltadas ao setor.
As ações de implementação do Prodeter executadas até o momento vêm sendo realizadas por meio da articulação entre diversas instituições que atuam no território, entre elas o Ifal, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Alagoas (Emater), sindicatos de trabalhadores rurais e secretarias municipais de Agricultura.
Prodeter
O Prodeter é uma iniciativa do Banco do Nordeste voltada à construção de soluções coletivas para atividades econômicas consideradas estratégicas nos territórios onde atua. A iniciativa reúne instituições públicas, entidades de apoio, organizações representativas e agentes econômicos em torno de um planejamento comum, com foco na identificação de oportunidades e na definição de ações coordenadas para o desenvolvimento local.
Para o gerente executivo de desenvolvimento territorial do BNB em Alagoas, Manoel Roberto Muniz, a principal contribuição do programa está na capacidade de mobilizar os diversos atores envolvidos em torno de objetivos compartilhados. “O Prodeter cria um ambiente favorável para ampliar o engajamento dos parceiros institucionais e dos agentes econômicos, fortalecendo a governança territorial e a construção coletiva de soluções alinhadas às potencialidades e necessidades de cada território, com a implantação de atividades voltadas ao cooperativismo e associativismo, além da difusão de tecnologia e inovação”, afirma.
Mais lidas
-
1Suspense policial espanhol
Colisão Implacável explicado: o que realmente acontece no final confuso do filme da Netflix?
-
2Agreste alagoano
Carreta pega fogo após tombamento na AL-115, em Igaci, e motorista morre carbonizado
-
3Manhã deste domingo
Soldado da PM morre após acidente entre moto e carreta na Avenida Durval de Góes Monteiro
-
4Tetra
Eleitores de Lula celebram quarta vitória do presidente em ato na orla de Maceió
-
5Novo sistema
Radares em rodovias estaduais de Alagoas começam a multar neste domingo (1º)




