Economia
Geração de emprego em Alagoas tem o maior desempenho do Nordeste e segundo melhor do País em outubro
Criação de vagas com carteira assinada no estado avançou 1% no mês, ficando atrás apenas do Distrito Federal (1,5%), apontam dados do Caged
A criação de empregos com carteira assinada em Alagoas registrou o maior crescimento do Nordeste e o segundo melhor do país em outubro, segundo dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados divulgados na quinta-feira (27), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (TEM).
De acordo com o levantamento, no mês passado o estado gerou 4.657 postos formais de trabalho – diferença entre as 19.504 admissões e os 14.847 desligamentos no período –, um crescimento de 1% ante o mês de setembro. A taxa só é menor do que a registrada no Distrito Federal, que lidera o ranking no País, com alta de 1,5%. No Brasil, o crescimento foi de 0,17%.
Na região Nordeste, o índice de empregos em Alagoas supera o Piauí, que aparece em segundo lugar com alta de 0,7%, Pernambuco (0,67%), Paraíba (0,51%) e Maranhão (0,48%). Em números absolutos, a criação de vagas com carteira assinada em Alagoas só fica atrás de Pernambuco, que abriu 10,5 mil postos formais de trabalho.
Na comparação com outubro de 2024, quando foram geradas 4.015 novas vagas em Alagoas, o crescimento na criação de emprego chegou a 16%. De acordo o levantamento, as contratações de outubro deste ano foram puxadas pelo setor de serviços, que geraram 2.271 postos formais de trabalho - o equivalente a 48,7% dos empregos criados no mês.
O Caged mostra também que no mês passado, todos os setores registraram saldo positivo de emprego. Depois dos serviços, a indústria aparece em segundo lugar do ranking, com a criação de 783 postos. Em seguida aparecem a construção (755), comércio (499) e agropecuária (349).
Com o resultado de outubro, Alagoas apresenta um saldo de 16.347 vagas de trabalho com carteira assinada no acumulado do ano, um crescimento de 3,51% ante o mesmo período do ano passado.
Atualmente, o setor privado conta com um estoque de 482.590 postos formais de trabalho. Os serviços respondem por 239.222 vagas, seguidos pelo comércio (108.380), indústria (83.621), construção (34.365) e agropecuária (16.995).
MAIS QUALIFICAÇÃO, MAIS EMPREGOS
Por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), o Governo de Alagoas promove qualificação no Emprega Mais Alagoas, com mais de três mil trabalhadores já beneficiados, e também disponibiliza toda semana milhares de oportunidades de emprego nas 12 unidades do Sine Alagoas e também nas ações itinerantes no Sine Móvel.
A secretária do Trabalho, Emprego e Qualificação, Cláudia Balbino, destaca que os dados são resultados do impacto das políticas de qualificação profissional e empregabilidade implementadas pelo Governo de Alagoas.
“Um dos principais objetivos do governador Paulo Dantas é a criação de novas oportunidades de emprego e renda para os alagoanos e os números do Novo Caged mostram que essa evolução é constante. Em outubro alcançamos um total de mais de 480 mil trabalhadores com carteira assinada em Alagoas, um marco importante para nossa economia e para as famílias alagoanas”, ressaltou.
“Os dados comprovam que Alagoas está no caminho certo, com mais inclusão, mais desenvolvimento e mais chances reais para quem deseja ingressar ou retornar ao mercado de trabalho. A Seteq vem ampliando o acesso à capacitação, fortalecendo parcerias com o setor produtivo e promovendo políticas que geram emprego e renda”, completou Cláudia Balbino.
Mais lidas
-
1Atendimento
Ministério da Saúde leva para Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios, em Alagoas, carretas de saúde do programa Agora Tem Especialistas
-
2Nova convulsão
Henri Castelli saiu do BBB 26? Galã da TV Globo passa mal de novo logo após chegar à casa
-
3Um retorno que vira pesadelo
Filme 'Maldição da Múmia' apresenta novo horror sobrenatural em teaser
-
4Susto!
Motorista prende cabeça do cantor Zezé Di Camargo no vidro do carro; veja vídeo
-
5Começou
Conheça os 21 participantes do Big Brother Brasil em 2026



