Economia

Comerciantes apostam em incremento de vendas para o Natal

Por Valdete Calheiros - colaboradora / Tribuna Independente 27/11/2025 08h38
Comerciantes apostam em incremento de vendas para o Natal
Se depender dos consumidores alagoanos, as compras para os festejos de final de ano estão garantidas - Foto: Edilson Omena

O comércio de Maceió já está no clima natalino. Vitrines coloridas, consumidores fazendo pesquisas antes de realizar as compras, escolhas dos presentes em família e vendedores animados ajudam a compor a cena da época mais promissora para o varejo.

A Aliança Comercial projeta um crescimento entre 10% e 12% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa é de boas vendas e com crescimento acima do Natal anterior.

E os lojistas estão apostando neste consumo. As lojas do Centro da capital irão funcionar nos três primeiros domingos de dezembro, das 9h às 14 horas.

Uma árvore de Natal armada no meio do calçadão ajuda a atrair a clientela. E cada loja faz questão de enfeitar as vitrines, confiando que a magia do Natal vai agradar os clientes e aumentar as vendas.

A pastora evangélica Nilzete Ramos já começou a pesquisar os presentes para agradar a pelo menos 30 pessoas da família. No Natal, todos se reúnem na sua casa. A ceia fica por conta dela e de mais duas irmãs.

“Nem todos conseguem conciliar o Natal lá em casa. Uns têm outros compromissos e dão uma passada rápida, mas todos ganham presentes. É uma longa missão, por isso antecipo as compras”, contou.

O vendedor ambulante Cláudio José da Silva comercializa brinquedos e está aguardando o fluxo aumentar. Ele disse que as pessoas não perdem nunca o costume de deixar as compras para última hora.

No seu ponto, é possível encontrar brinquedos a partir de R$ 10,00 com preço máximo de R$ 100,00. “Não dá para arrumar desculpas. Tem preço para todo bolso. Todas as crianças da família podem ganhar os presentes”.

Com uma família um pouco menor, a dona de casa Gabriela Avelino se antecipou e fez todas as compras ainda na primeira quinzena de novembro para pegar preços bons e comércio menos movimentado.

“São sete pessoas para eu presentear. E, claro, espero também ganhar presentes. A gente sempre se encontra no Natal para compartilharmos os mesmos momentos juntos. É uma alegria só”, comemorou.

A estudante Kauane Vitória da Silva estava olhando uma vitrine de loja de roupas tentando dar dicas a mãe do que ela quer ganhar. Ela afirmou que é seu presente preferido. “É bom variar o look, ainda mais nas festas.

Além das lojas, o público consumidor tem ainda a opção de fazer compras nos ambulantes que estão no Centro, são ao menos 143.