Economia

Alagoas registra o maior crescimento do PIB per capita do Nordeste e o 3º do Brasil

Dado reflete cenário de aquecimento econômico no estado, que também se destaca pela geração de empregos formais

Por Agência Alagoas 19/11/2025 01h45
Alagoas registra o maior crescimento do PIB per capita do Nordeste e o 3º do Brasil
Em 2023, o valor do PIB per capita alagoano atingiu R$ 28.675,84 - Foto: Agência Alagoas

Alagoas registrou o maior crescimento do PIB per capita do Nordeste e o terceiro maior do país. O resultado confirma o avanço acelerado de Alagoas no que diz respeito ao seu nível de geração de riqueza por habitante — um indicador essencial para medir a capacidade produtiva e o desempenho econômico real de uma região.

O PIB per capita é um indicador de produção que divide tudo o que o estado produz pelo número de habitantes. Quanto mais ele cresce, maior é a eficiência da economia na transformação de atividade produtiva em renda potencial para a população. Em 2023, o valor do PIB per capita alagoano atingiu R$ 28.675,84, um avanço expressivo de 17,91% superando todos os demais estados nordestinos e se destacando nacionalmente, atrás apenas de Roraima (19,10%) e Amapá (18,66%).

No desempenho global da economia, o estado também cresceu acima da média brasileira. Enquanto o PIB do país aumentou 2,51%, Alagoas registrou alta de 3,54%, garantindo o terceiro maior crescimento econômico do Nordeste. O setor industrial foi um dos motores dessa expansão: Alagoas alcançou o segundo melhor resultado da região e o quarto melhor do Brasil, passando à frente de estados muito maiores e tradicionalmente industriais, como São Paulo e Minas Gerais.

O avanço não ficou apenas no papel. A combinação de produção em alta, mercado aquecido e políticas sociais consistentes gerou mais empregos, aumentou a renda e reduziu a fome. Alagoas conquistou o primeiro lugar no Prêmio Brasil Sem Fome, como o estado que mais reduziu a insegurança alimentar no país.

“O crescimento do PIB per capita, somado ao desempenho amplo da economia, demonstra que o modelo adotado em Alagoas entrega resultados concretos: desenvolvimento com justiça, inclusão e trabalho de verdade. É assim que o estado avança — com a produção crescendo, indicadores melhorando e a vida das pessoas sendo diretamente impactada”, comemora o governador Paulo Dantas.

Crescimento robusto

O crescimento de quase 18% no PIB por cada alagoano é um sinal claro do aquecimento da economia local. Esse desempenho supera em muito a média de outros estados nordestinos com economias fortes, como Ceará (8,73%) e Bahia (7,04%), e até mesmo a performance de grandes potências nacionais, como São Paulo (10,05%) e Minas Gerais (7,20%).

Esse avanço segue no encontro de outros dados recentes, como os do mercado de trabalho, divulgados pela Pnad Contínua do IBGE, que apontaram Alagoas como o segundo estado do Nordeste com a maior taxa de trabalhadores com carteira assinada no setor privado (64,2%).