Economia
Emprega Mais Alagoas ultrapassa a marca de 3 mil trabalhadores capacitados
Nesta quarta-feira (22), o governador Paulo Dantas entrega certificados às 13h, no Palácio República dos Palmares
O Programa Emprega Mais Alagoas, promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), alcançou a marca de 3 mil capacitações desde o início do governo Paulo Dantas. Apenas em 2025, já foram 1.559 certificados entregues, um crescimento de 140% em relação a 2024.
Para celebrar esse marco, nesta quarta-feira (22), o governador entrega mais de 100 certificados dos últimos cursos finalizados. A cerimônia será às 13h, no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares.
O Emprega Mais Alagoas leva qualificação profissional de forma gratuita para os trabalhadores alagoanos por meio de cursos em diversas áreas. Em 2025, até este mês de outubro, já foram entregues 1.559 certificados, sendo 1.030 para mulheres, o que representa um aumento de 140% comparado com todo o ano de 2024, quando haviam sido entregues 1.110 certificados. E esse número será ainda maior, já que muitos alunos estão em fase de conclusão dos cursos. Só em Maceió, mais de 2 mil pessoas estão inscritas para os próximos cursos.
Em Piaçabuçu, a Seteq concluiu o inédito curso de Filé Alagoano, o artesanato que virou patrimônio imaterial do estado, foi ensinado a 27 mulheres do Litoral Sul, ampliando o alcance do artesanato e gerando oportunidade de renda.
O inédito curso de Redes Sociais também já formou centenas de alunos. No curso, são ensinadas técnicas de produção e gestão de redes sociais formando profissionais para trabalharem com o smartphone, como social mídia, filmmaker e designer. Só em 2025, foram mais de 250 alunos que já concluíram a formação de um total de 500 alunos inscritos nos cursos em Maceió, União dos Palmares, Chã Preta, Maribondo, Messias e Joaquim Gomes.
Outro curso bem procurado é o de Fotografia, onde são ensinadas técnicas para fotografia profissional com o uso de câmeras fotográficas. Centenas de alunos já foram capacitados e outros estão em fase de conclusão dos cursos.
Além destes, também são oferecidos cursos de grande procura como cabeleireiro, barbeiro, designers de sobrancelhas, confeiteiro, manicure, maquiagem e doces e salgados finos.
Todos os trabalhadores recebem certificados de qualificação profissional e muitos já estão ganhando dinheiro com o que aprenderam.
A secretária do Trabalho, Emprego e Qualificação, Cláudia Balbino, destaca que a ampliação dos cursos e a interiorização do programa reforçam o compromisso com a inclusão produtiva e a qualificação profissional dos alagoanos.
"Temos muito orgulho de levar qualificação para todos os cantos do estado, ouvindo as demandas de cada região. Muitos dos nossos alunos e alunas já estão gerando renda com o que aprenderam, melhorando sua qualidade de vida e a de suas famílias. E isso é motivo de imenso orgulho para todos nós. A ampliação dos cursos, a interiorização do programa e a diversidade de formações ofertadas reforçam o compromisso do governador Paulo Dantas com a formação cidadã, o empreendedorismo e a geração de emprego e renda", ressaltou a secretária.
Mais lidas
-
1Diversidade
Coletivo transforma estande em vitrine de arte autoral e diversidade
-
2Fatalidade
Mulher morre após saber da morte de duas amigas em acidente na AL-145, em Mata Grande
-
3Competição
Nadador alagoano Alexandre Júnior conquista três medalhas nas Paralimpíadas Universitárias em São Paulo
-
4Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter
-
5Mutirão
Procon Maceió participa de Mutirão de Negociação Financeira




