Economia

Produtor quilombola alagoano mais que dobra produtividade agroecológica de leite com apoio do BNB

Impulsionado pelo Pronaf Agroecologia do BNB, produtor de leite amplia rebanho e adota métodos sustentáveis de produção

Por BNB 15/10/2025 14h41
Produtor quilombola alagoano mais que dobra produtividade agroecológica de leite com apoio do BNB
Batalha - Foto: Correio Notícia

 Presidente da Associação Comunitária dos Remanescentes de Quilombolas Cajá dos Negros e produtor de leite, no município de Batalha, Cícero Leite encontrou no crédito rural um caminho para transformar a vida no campo. Por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), que financiou coletivamente a aquisição de terras para a estruturação de um assentamento produtivo, e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) na linha Agroecologia, ambos operados pelo Banco do Nordeste (BNB), Cícero estabeleceu uma produção leiteira sustentável, baseada em práticas agroecológicas e no reaproveitamento eficiente dos recursos naturais.

Há 19 anos dedicado à atividade, o presidente da associação investiu em equipamentos, como forrageira e tanque de resfriamento, bem como na aquisição de bovinos para o manejo do leite. Com os recursos obtidos, Cícero alcançou um aumento expressivo de produtividade, mais que dobrando a quantia de leite produzido, com 70 litros diários, e quadriplicando a quantidade de cabeças de gado no assentamento, com um salto de cinco para 20 vacas. O crescimento produtivo permitiu a consolidação da atividade no mercado, chamando a atenção da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), principal parceiro comercial do assentamento.

Segundo o produtor, o efeito positivo é resultado não só do empenho diário voltado à produção, mas também dos financiamentos adquiridos com o BNB. “Antes eu trabalhava para os outros, hoje vivo da minha própria produção com o que conquistei ao longo desses anos. O crédito do Banco do Nordeste foi essencial para minha autonomia”, conta Cícero.

Para além da atividade leiteira, o produtor também dedica atenção especial à preservação do solo e ao manejo sustentável. Com o reaproveitamento do esterco dos animais para adubação da terra, Cícero substitui produtos químicos por métodos naturais de correção e fertilização, o que garantiu a segurança alimentar dos animais.

Liderança local

De acordo com o gerente de relacionamento da agência do BNB em Batalha, Paulo Nunes, a história do produtor é exemplo de comprometimento e liderança. “Cícero sempre teve um olhar atento tanto para o caráter produtivo quanto para o crescimento coletivo. Ele busca constantemente alternativas para o aprimoramento da produção de leite e tem um papel importante na mobilização dos demais assentados”, destaca.

Para o gerente, a adoção de práticas agroecológicas é essencial para o futuro do campo. “A agroecologia mantém o produtor com renda, preserva o meio ambiente e evitando o êxodo rural. É uma forma de convivência equilibrada com a natureza”, avalia.

Atualmente, 15 famílias vivem e produzem no assentamento, todas beneficiadas pelo fortalecimento da atividade leiteira e pela renda gerada localmente. “O impacto do financiamento tem sido significativo. Começou com a conquista da terra e hoje há uma produção consolidada, sustentável e que traz inúmeros benefícios à comunidade”, conclui o gerente.

Pronaf Agroecologia

O Pronaf Agroecologia, operado pelo Banco do Nordeste, é uma linha de crédito voltada a produtores que adotam sistemas de produção agroecológicos ou orgânicos. O programa financia investimentos na implantação e manutenção dessas atividades, incluindo o custeio da conversão para práticas sustentáveis e a certificação da produção.