Economia

Festa em Maceió suspende venda de destilados por precaução após casos de intoxicação no país

Por Tribuna Hoje 03/10/2025 13h46 - Atualizado em 03/10/2025 14h06
Festa em Maceió suspende venda de destilados por precaução após casos de intoxicação no país
Bebidas destiladas adulteradas com metanol estão causando intoxicação e mortes no país - Foto: Divulgação

Os organizadores da festa de samba Sexta Terapêutica, que acontece nesta sexta-feira (3), no bairro Jaraguá, em Maceió, anunciaram a suspensão da venda de bebidas destiladas — como gim, vodca e uísque — por medida de segurança. A decisão foi tomada após registros de intoxicação por consumo de bebidas alcoólicas adulteradas em outros estados do país.

Apesar de Alagoas não ter registrado casos até o momento, os responsáveis pelo evento afirmaram, em nota, que a medida é preventiva e visa garantir a segurança dos participantes. Eles também informaram que outras opções de bebidas estarão disponíveis durante a festa.

“Seguiremos com outras opções variadas para você aproveitar a noite com tranquilidade e diversão. Contamos com a compreensão de todos”, diz o comunicado oficial do evento.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil já contabiliza 59 notificações relacionadas à intoxicação por etanol, com uma morte confirmada e outras sete em investigação — sendo duas em Pernambuco e cinco em São Paulo.

Abrasel orienta bares e consumidores


A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL) se pronunciou sobre o assunto. Em vídeo, o presidente da entidade, Marcus Tullio Albuquerque Alves Batalha, afirmou que o tema é sensível e que a associação tem intensificado a orientação a empresários do setor.

“São orientações que também servem ao consumidor final: como ficar atento se o rótulo da bebida está violado, como está a garrafa, se o preço está abaixo do valor de mercado. São dicas para que o consumidor compre com mais confiança e os empresários possam vender com segurança”, destacou.

A recomendação é que os consumidores fiquem atentos à procedência das bebidas e evitem produtos de origem duvidosa.