Economia

Empresas alagoanas têm acesso a consultorias para modernizar indústrias

Programa Brasil Mais Produtivo oferece consultorias subsidiadas para aumentar eficiência, reduzir custos e impulsionar a digitalização das indústrias em Alagoas

Por Comunicação Sistema Fiea 25/09/2025 01h57
Empresas alagoanas têm acesso a consultorias para modernizar indústrias
Iniciativa oferece consultorias subsidiadas para micro, pequenas e médias empresas - Foto: Comunicação Sistema Fiea

Empresários alagoanos podem modernizar suas indústrias com apoio do programa Brasil Mais Produtivo. A iniciativa oferece consultorias subsidiadas para micro, pequenas e médias empresas, com foco na redução de custos, aumento da eficiência e aceleração da transformação digital.

O programa é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e executado em parceria pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O objetivo é aumentar a produtividade e a competitividade da Indústria em todo o país.

Entre os benefícios estão eficiência operacional, menor consumo de energia, mais sustentabilidade, digitalização e automatização de processos, além da identificação de novas oportunidades de mercado.

As empresas interessadas podem se cadastrar na Plataforma de Produtividade http://www.plataformaprodutivi... . As consultorias estão disponíveis em todo o Estado, com destaque para a região de Arapiraca, no Agreste.

Resultados práticos

A indústria alagoana Nordeste+ Alimentos já colheu resultados. O gerente-geral, Thyago Melo, explica que a consultoria ajudou a corrigir falhas e melhorar processos. "Foi importante trazer um olhar externo para identificar pontos de melhoria. Conseguimos aumentar a produtividade, reduzir desperdícios e, principalmente, diminuir as perdas de polpa. Isso trouxe ganhos financeiros e implantou uma cultura enxuta na empresa", afirma.

Investimento nacional

O Brasil Mais Produtivo destina R$ 2,037 bilhões para digitalizar 200 mil indústrias brasileiras e atender presencialmente 93 mil empresas até 2027. Além do MDIC, o programa conta com a parceria do BNDES, Finep, Embrapii, ABDI, Senai e Sebrae.

O atendimento conjunto do Senai e do Sebrae inclui diagnóstico de gargalos de gestão e produção, aplicando metodologias adequadas para cada negócio.