Economia

CBTU Maceió ajusta viagens diante do impacto do orçamento 2025 e da redução de passageiros causada pela mineradora Braskem

Companhia informa que medida busca manter menor impacto possível aos passageiros, com responsabilidade financeira e transparência

Por Assessoria 31/07/2025 11h56
CBTU Maceió ajusta viagens diante do impacto do orçamento 2025 e da redução de passageiros causada pela mineradora Braskem
A medida, segundo a Companhia, foi necessária diante dos limites financeiros para 2025 - Foto: Assessoria

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) – Superintendência de Maceió – anunciou a mudança na grade horária de viagens do sistema ferroviário da Região Metropolitana de Maceió. A medida, segundo a Companhia, foi necessária diante dos limites financeiros para 2025, ocasionados pelo congelamento no orçamento imposto pelo Governo Federal.

Impacto na ferrovia


A ferrovia também foi fortemente impactada, desde quando os trens deixaram de circular, em primeiro de abril de 2020, entre as estações Bom Parto e Bebedouro, por orientação da Defesa Civil Municipal para interromper o trecho da ferrovia, em virtude do desastre ambiental de responsabilidade da mineradora BRASKEM. A CBTU perdeu mais de 50% do volume total de passageiros que eram transportados. O impacto na arrecadação continua e tem sido significativo, com registros frequentes de viagens com baixa ocupação e, em alguns trechos, com quase nenhum passageiro.

Diante desse cenário, a CBTU Maceió foi obrigada a revisar a grade horária, e adequá-la à atual realidade, com base em critérios técnicos operacionais, na necessidade da maioria dos passageiros, e na sustentabilidade financeira da instituição.

Viagens especiais


Paralelamente, a CBTU tem se dedicado a buscar alternativas para incrementar a operação de trens e VLTs. Uma das iniciativas, já testadas e aprovadas pelos usuários, são as chamadas viagens especiais, ações temáticas, educativas e culturais que não impactam a grade de viagens comerciais regulares, mas que visam promover uma maior interação entre a ferrovia e a sociedade. Essas atividades integram uma política institucional voltada à valorização do transporte sobre trilhos e à ampliação do público atendido cotidianamente.

A Companhia reafirma seu compromisso com a melhoria da eficiência, a continuidade da operação e o diálogo permanente com a população alagoana, razão pela qual ouviu a manifestação de seus passageiros, por meio de sugestões nas redes sociais.