Economia
Programa Acessas transforma a vida de mais de 900 maceioenses

O Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessos ao Trabalho) completou, neste sábado(24), um ano de implantação em Maceió e já transformou a vida de mais de 900 maceioenses através de ações voltadas à capacitação e inserção no mercado de trabalho de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), de maio de 2024 a maio deste ano, 917 pessoas já foram beneficiadas em 20 turmas encaminhadas ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Alagoas (Senai/AL). Ao todo, já foram realizados 154 escritórios em diversos equipamentos da Semdes espalhados pela cidade.
Iziane Nayara é um exemplo de mudança de vida através do Acesssuas. Pretendendo melhorar a vida de sua família, ela conta que nunca mediu esforços para trabalhar, principalmente, vendendo doces e salgados por encomenda. No entanto, foi através dos acessos que Iziane conseguiu montar o seu próprio negócio.
"Estava desempregada desde dezembro, quando surgiu uma oportunidade no Acesuas para o curso de auxiliar administrativo. Ocorreu, me inscrevi e gostei muito. Logo após, surgiu o desejo de vender doces e salgados e hoje montar consegui meu próprio empreendimento online com a venda de doces e salgados, colocando na prática tudo que aprendi no curso. Hoje consigo ajudar a minha família e também realizei um sonho", contornou.

Através dos Acessos, foram disponibilizados cursos para auxiliar administrativo, confeitaria, costureiro sob-medida, mecânico de motos, eletricista, padeiro e mecânico de refrigeração. A ação é realizada pela Semdes em parceria com o Senai, que oferece os cursos na unidade do bairro do Poço.

Acesso Trabalho
Ao todo, o programa beneficiará 1.700 pessoas com formação profissional. O Acessuas desenvolve ações de mapeamento de vagas de trabalho, preparação de currículos, workshops sobre como se portar em uma entrevista de emprego, identificação de habilidades e potencialidades, encaminhamentos para cursos de qualificação e para vagas no mercado de trabalho.
Os detalhes devem ter entre 14 a 64 anos e procurar uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próxima para se inscrever no programa.
Serão priorizadas pessoas inscritas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, usuárias de serviços, projetos, programas de transferência de renda e benefícios socioassistenciais, com atenção especial para egressos do trabalho infantil, pessoas com deficiência, migrantes e refugiados, mulheres em situação de violência, população LGBTQIA+ e outras comunidades vulneráveis.
Os selecionados deverão participar de quatro encontros no mês com orientações e oficinas ligadas ao mundo do trabalho. Depois, os usuários serão orientados aos cursos no Senai, com direito a transporte e lanche. Nos próximos meses, serão abertas mais vagas para outros cursos profissionalizantes.
Mais lidas
-
1Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote
-
2Crime bárbaro
'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série?
-
3Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas”
-
4'Vale a Pena Ver de Novo'
Vilão intenso e revoltado! Como Alexandre morre em 'A Viagem'?
-
5Samu
Mulher cai de altura de cinco metros no viaduto do Jacintinho