Economia

Curso de apicultura encanta participantes com capturas de enxames e vivência prática no campo

Por Assessoria 12/05/2025 14h39 - Atualizado em 12/05/2025 14h48
Curso de apicultura encanta participantes com capturas de enxames e vivência prática no campo
A𝙡𝙪𝙣𝙤𝙨 𝙗𝙚𝙣𝙚𝙛𝙞𝙘𝙞𝙖́𝙧𝙞𝙤𝙨, 𝙦𝙪𝙚 𝙫𝙞𝙫𝙚𝙣𝙘𝙞𝙖𝙧𝙖𝙢 𝙙𝙚 𝙥𝙚𝙧𝙩𝙤 𝙖 𝙘𝙖𝙥𝙩𝙪𝙧𝙖 𝙖𝙩𝙞𝙫𝙖 𝙙𝙚 𝙚𝙣𝙭𝙖𝙢𝙚𝙨 𝙚 𝙤 𝙢𝙖𝙣𝙚𝙟𝙤 𝙙𝙞𝙧𝙚𝙩𝙤 𝙘𝙤𝙢 𝙖𝙗𝙚𝙡𝙝𝙖𝙨 𝙚𝙢 𝙪𝙢 - Foto: Divulgação

A imersão prática e o entusiasmo coletivo marcaram o curso de apicultura realizado na sexta-feira (09) e no sábado (10), para mais de 25 participantes entre beneficiários da Associação do Assentamento Rua Nova e da Associação de Apicultores de Jequiá da Praia, Litoral Sul de Alagoas.

Na oportunidade foi proporcionado aos participantes uma vivência única no campo. As aulas foram ministradas por Diego dos Anjos, coordenador de campo, e Jardiel Pereira, técnico em agropecuária, Agente de Desenvolvimento Rural (ADR).

Além do curso foram entregues 50 Kits, contendo: Ninho com fundo, tampa e tampa interna, melgueira para produção de mel e melgueira para produção de mel e própolis.

A programação intensa incluiu desde o derretimento e a incrustação de cera nos quadros até a limpeza de caixas e uma atividade especialmente empolgante: a captura ativa de enxames na natureza, com transferência para colmeias e transporte até os apiários.

“O grupo, bastante engajado, também teve a oportunidade de observar de perto as divisões naturais das colônias, com sinais evidentes de gerações sucessivas de rainhas”, destacou Diego dos Anjos, coordenador de campo.


Mesmo com a longa jornada — que começou ainda pela manhã e se estendeu até o início da noite — o clima foi de entusiasmo e acolhimento. “Foi incrível! Encontramos um enxame antigo, com muita história, e o pessoal ficou encantado. Parecia que até as abelhas estavam felizes com o novo lar”, relatou o instrutor.

A programação seguiu com novas capturas e doações de enxames para os beneficiários. “O curso tem sido um sucesso, com turmas participativas e motivadas, demonstrando o potencial transformador da apicultura como fonte de renda e conexão com a natureza”, completou Diego dos Anjos.

𝐏𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨 “𝐈𝐦𝐩𝐚𝐜𝐭𝐨 𝐒𝐨𝐜𝐢𝐨𝐚𝐦𝐛𝐢𝐞𝐧𝐭𝐚𝐥 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐨 𝐃𝐞𝐬𝐞𝐧𝐯𝐨𝐥𝐯𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐂𝐚𝐝𝐞𝐢𝐚 𝐏𝐫𝐨𝐝𝐮𝐭𝐢𝐯𝐚 𝐝𝐚 𝐂𝐫𝐢𝐚çã𝐨 𝐝𝐞 𝐀𝐛𝐞𝐥𝐡𝐚𝐬 𝐧𝐚 Á𝐫𝐞𝐚 𝐝𝐚 𝐃𝐞𝐧𝐨𝐦𝐢𝐧𝐚çã𝐨 𝐝𝐞 𝐎𝐫𝐢𝐠𝐞𝐦 𝐌𝐚𝐧𝐠𝐮𝐞𝐳𝐚𝐢𝐬 𝐝𝐞 𝐀𝐥𝐚𝐠𝐨𝐚𝐬”.

𝐓𝐞𝐫𝐦𝐨 𝐝𝐞 𝐅𝐨𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐧º 𝟗𝟓𝟑𝟑𝟕𝟐/𝟐𝟎𝟐𝟒, 𝐟𝐢𝐫𝐦𝐚𝐝𝐨 𝐜𝐨𝐦 𝐨 𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭é𝐫𝐢𝐨 𝐝𝐚 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐠𝐫𝐚çã𝐨 𝐞 𝐝𝐨 𝐃𝐞𝐬𝐞𝐧𝐯𝐨𝐥𝐯𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐑𝐞𝐠𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 (𝐌𝐃𝐑).