Economia

Seris e Seteq realizam ação social para garantir reinserção de egressos do sistema prisional no mercado de trabalho

Atendimentos foram realizados no Sine Móvel na Gerência de Trabalho da Seris

Por Edson Moura / Ascom Seteq e Regina Carvalho / Ascom Seris 03/04/2025 23h30
Seris e Seteq realizam ação social para garantir reinserção de egressos do sistema prisional no mercado de trabalho
Ação Social de Empregabilidade foi direcionada aos egressos do sistema prisional alagoano - Foto: Fernanda Fernandes / Ascom Seteq

As secretarias de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) promoveram nesta quinta-feira (3) a primeira Ação Social de Empregabilidade direcionada aos egressos do sistema prisional alagoano que buscam novas oportunidades de trabalho e renda.

A unidade móvel do Sine Alagoas esteve na Gerência de Trabalho, Renda e Assistência Social (Getras) da Seris, em Maceió, onde atendeu os egressos. A ação proporcionou, dentre outras coisas, orientação para acesso à carteira de trabalho, ofertas de cursos e vagas de emprego e cadastro, atualização de currículos e encaminhamento para entrevistas de emprego.

As equipes da Seris também levaram atendimento jurídico e de enfermagem, além de oferecerem a atualização do cadastro dos conveniados dos regimes aberto e semiaberto. Na oportunidade, também foram entregues certificados do curso de Segurança Patrimonial, em parceria com o Senac, a 14 egressos do sistema prisional.

“Todos têm direito a uma nova chance. Temos o cuidado com o reeducando quando ele está preso e com os egressos com a possibilidade de reinseri-los à sociedade. É um compromisso do governador Paulo Dantas proporcionar dignidade a todos os alagoanos”, destacou o secretário Diogo Teixeira, da Seris.

Cláudia Simões, secretária Executiva de Política de Ressocialização da Seris, ressaltou a importância da parceria que envolve as duas secretarias, valorizando as oportunidades que serão apresentadas aos egressos. “É nosso objetivo oferecer oportunidade para que essas pessoas não venham a reincidir. Acredito que sem trabalho o homem não tem dignidade. É uma forma dele não ter que voltar a cometer delito”, afirmou.

“Com essa ação, junto com a Seteq, atendemos aqueles egressos, pessoas que já cumpriram suas penas para que voltem ao convívio e possam entrar no mercado de trabalho”, afirmou a gerente de Trabalho, Renda e Assistência Social da Seris (Getras/Seris), a policial penal Evany Vianei Cavalcante.

O secretário Executivo do Trabalho, Emprego e Qualificação, Erik Silveira, participou da ação e destacou a importância de promover oportunidades também para os ex-reeducandos, agora egressos: “A Seteq leva oportunidades com o Sine Alagoas para todos os alagoanos. Hoje nossa ação foi em parceria com a Seris para também atender a esses alagoanos que já pagaram suas dívidas com a sociedade e que merecem uma oportunidade de recomeço. O trabalho transforma vidas e o compromisso do governo Paulo Dantas é que todos os alagoanos tenham essa oportunidade.” - ressaltou Erik

Daniel da Cunha foi um dos atendidos na ação. Ele tem o sonho de ter a carteira de trabalho assinada. Após cumprir pena em estabelecimento prisional, ele agora está em liberdade e em busca de um emprego formal. Na ação ele recebeu certificado do curso de Segurança Patrimonial. “A gente quer vender nossa mão de obra. Tenho sete filhos e não tenho vergonha disso. Quero um trabalho digno, ter uma oportunidade, ter uma carteira assinada”, destacou.