Economia
Juceal e Fiea renovam parceria para modernizar registro de empresas
Nesta quarta (12), presidente da Juceal, Joãozinho, reuniu-se com o presidente da FIEA, José Carlos Lyra
A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) reforçou, nesta quarta-feira (12), a parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea). Encontro marcou a busca pela modernização do ambiente de registro com foco nas indústrias, que, de acordo com a Juceal, representam 23.453 empreendimentos ativos no estado - 7,91% do total.
Em visita técnica à Casa da Indústria Napoleão Barbosa, em Maceió, o presidente da Juceal, Joãozinho, destacou que a Fiea é um importante agente no desenvolvimento da Junta Comercial ao longo dos anos e ressaltou o trabalho da autarquia em também oferecer um melhor ambiente de registro para as indústrias alagoanas.
“Esse é o lema: modernização. Como estou iniciando agora, estou conhecendo os setores, e a meta é oferecer estrutura e tecnologia para dar qualidade ao desenvolvimento do trabalho. Estamos, inclusive, aproveitando esses dias para sentar com as entidades, como, por exemplo, OAB e CRC, para entender o que podemos contribuir para essa parte de modernização e ver o que podemos melhorar também em relação aos entraves nos processos de licenciamento”, frisou o presidente ao citar o ambiente ligado à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
Durante o encontro, o presidente da Fiea, José Carlos Lyra, recordou o trabalho feito em parceria em prol da digitalização dos processos da Juceal, além de enfatizar a integração entre as entidades.
A digitalização do acervo centenário da Juceal foi iniciada em 2012 em trabalho conjunto à Federação das Indústrias, que, na época, cedeu scanners e menores aprendizes para efetivação do serviço. Atualmente, a Juceal possui 100% dos processos digitalizados, refletindo no histórico de 569.495 empresas.
Além da parceria de trabalho, as instituições possuem uma ligação direta em suas composições. A Junta Comercial é uma entidade de formação colegiada, sendo composto o departamento deliberativo superior pelo colégio de vogais. Entre as onze entidades que compõem o vocalato da Juceal, uma cadeira é destinada à Federação das Indústrias.
Na reunião desta quarta, esteve presente também o vice-presidente da Juceal, Carlos Araújo, que foi vogal representante da Fiea e é membro do conselho do Serviço Social da Indústria de Alagoas (Sesi/AL).
Mais lidas
-
1Quem sai?
Enquete A Fazenda 17: público define ‘plantas’ que vão para o Super Paiol
-
2'Prisão dos Famosos'
A história real de Poliana em Tremembé: o crime que chocou até pedófilos na internet
-
3Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
4Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter
-
5Novo recurso
TV Gazeta de Alagoas recorre novamente ao STF para tentar reverter fim de contrato com a Rede Globo




