Economia
Prévias, carnaval e rotina de trabalho: atestados falsos e faltas injustificadas podem levar à demissão

Com o período de prévias carnavalescas já acontecendo, algo muito desejado por boa parte da população brasileira, se torna frequente a apresentação de atestados e pedidos de licença médica nas empresas. De acordo com dados da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), a quantidade de atestados apresentados depois das festas de carnaval cresce em até 20%.
Desde que a causa seja verídica, o empregado tem total direito de ficar de repouso, basta comprovar seu quadro de saúde. Mas, caso não seja, a situação pode acarretar até em demissão por justa causa por uso de atestados falsos. Em muitos casos, o próprio empregado que age de má fé termina postando fotos em momentos de lazer durante os dias de festa, configurando o atestado como inválido.
Além disso, a prática de atestado falso é crime, tanto por parte do médico, como do empregado. Com a justa causa, o trabalhador perde direitos como aviso prévio, seguro-desemprego e FGTS.
Se o empregado deixar de ir ao serviço por 30 dias seguidos sem justificar, o caso pode ser enquadrado na legislação trabalhista como abandono de emprego. As faltas injustificadas espaçadas e em menor quantidade também podem dar justa causa.
Mais lidas
-
1Desfecho sombrio!
Descubra quem é o sequestrador da série ‘O Domo de Vidro’
-
2Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
3Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
4Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
5Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela