Economia

Apagão compromete produção no Polo Multissetorial de Maceió

Dezenas de empresas ficaram sem energia elétrica durante mais de 10 horas no Tabuleiro do Martins

Por Tribuna Independente 22/01/2025 08h15 - Atualizado em 22/01/2025 10h19
Apagão compromete produção no Polo Multissetorial de Maceió
Empresários calculam os prejuízos, diz Lucinha Peixoto, presidente da Associação das Empresas do Polo multissetorial  (Adedi) - Foto: Assessoria

Uma extensa interrupção no fornecimento de energia elétrica paralisou as atividades de grande parte do setor industrial de Maceió nessa segunda-feira (21). O problema atingiu o Polo Multissetorial Governador Luiz Cavalcante, localizado no bairro do Tabuleiro dos Martins, deixando dezenas de empresas sem condições de operar.

Segundo levantamento da Associação das Empresas do Polo Multisetorial (Adedi), a falha no abastecimento começou cerca de 5h da manhã e só foi normalizada após as 15h, causando transtornos em diversos segmentos industriais da região.

Entre os casos mais graves, uma indústria do setor de revestimentos para construção civil teve que interromper completamente suas operações. “Ficamos impossibilitados de produzir. Após diversas tentativas de contato com a Equatorial e sem previsão de normalização, tivemos que dispensar mais de 120 funcionários, perdendo um dia inteiro de produção”, relatou uma empresária do setor.

O problema não se limitou a um único segmento. Empresas especializadas em embalagens e unidades de tratamento de resíduos perigosos também reportaram dificuldades operacionais significativas devido à falta de energia.

A Adedi informou que os empresários da região ainda estão levantando os prejuízos causados pela paralisação forçada, que durou aproximadamente 10 horas.

O outro lado

Em nota, a Equatorial Alagoas informou ter mobilizado equipes técnicas e restabelecido o fornecimento de energia na região.

A empresa ressaltou que está investigando as causas da ocorrência e que irá implementar medidas preventivas para evitar que situações como essas voltem a ocorrer.