Economia

Mais de 23 mil processos já foram protocolados no ano com serviços 100% digitais

Por Júlia Lins/Ascom Juceal 20/09/2024 15h21
Mais de 23 mil processos já foram protocolados no ano com serviços 100% digitais
A Junta Comercial é responsável pelo registro empresarial em Alagoas - Foto: Ascom Juceal

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) atingiu, em 2024, a quantidade expressiva de mais de 23 mil processos protocolados. Esse cenário é devido à modernização nos serviços oferecidos pela autarquia, que tem sido amplamente elogiada pelos profissionais do âmbito de negócios com a desburocratização, praticidade e agilidade no ato de procedimentos relacionados à abertura de empresas.

O andamento desses procedimentos pode ser acompanhado por meio do Portal Facilita Alagoas, interface da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas no estado. Em um único canal, os clientes dão início ao processo, podem gerar a documentação, dão entrada e autenticam o documento.

O último ano representou um marco na evolução dos procedimentos oferecidos pela entidade com a total digitalização desses canais e serviços. O número de 23.164 representa, em oito meses, um recorde de entrada de processos no período, com andamento no formato 100% digital para os serviços da autarquia desde o fim do ano passado. Nesse sentido, os processos de alteração e baixa de negócios se sobressaem, e atingem os números de 11.165 e 4.246, respectivamente.

A quantidade de processos arquivados se refere apenas ao mês de agosto desse ano e, quando comparada ao mesmo período do ano passado, apresenta um aumento significativo de 1.965 registros, ou seja, um crescimento de 9,68%. Esse cenário é reflexo da grande adesão dos clientes ao novo sistema estabelecido pela Juceal.

Profissional do ramo da contabilidade há seis anos, Tiago Alves ressaltou que a protocolização online foi benéfica e tornou o trabalho dele muito mais dinâmico, uma vez que pode ser feito em todo o território brasileiro.

“Antigamente, os arquivamentos eram feitos de forma manual, o sistema Facilita não era unificado com outros órgãos e não havia contrato automático. Quando os processos que necessitavam de análise colegiada eram indeferidos, o tempo de espera para o retorno era muito maior”, disse.

A evolução sistemática trouxe satisfação para os clientes. Para José Maurício Silva, contador desde 1981, o momento marca a renovação da autarquia. “É uma nova Juceal e isso é gratificante para todos os contadores do estado de Alagoas. Me sinto agraciado com o trabalho excelente de vocês”, elogia.

Se contadores que atuam há mais tempo elogiam a evolução do ambiente de registro, novos profissionais destacam o Portal Facilita Alagoas pela modernidade e eficiência. De acordo com Maynara Barbosa, profissional que está dando os primeiros passos no ramo da contabilidade, o Facilita representa maior comodidade e agilidade no trabalho. “Até pelo fato de não ter que se deslocar, facilitando muito mais realizar qualquer processo. O layout também é super moderno e organizado”.

O período de evolução digital também trouxe agilidade ao processo. No primeiro trimestre deste ano, a Junta Comercial atingiu o menor tempo médio para a abertura de empresas da história de Alagoas, que ficou em 10h46. Para o presidente da Juceal, Ricardo Dória, isso é fruto de um trabalho de muito tempo, que veio de outras gestões e que contou com uma mudança de cultura por parte dos clientes. Segundo o gestor, a entrada online de processos empresariais por meio do Facilita Alagoas existe desde 2015, mas se tornou obrigatória quando foi utilizada plenamente.

"Hoje 100% dos serviços da Junta Comercial funcionam de forma totalmente online. Então o que antes levava meses para ser feito, agora pode ser concluído em questão de horas. Os números comprovam que essa foi uma decisão acertada.”, destacou.

A Junta Comercial do Estado de Alagoas é a entidade integradora da Redesim e responsável pelos processos de alteração, baixa, e abertura de empresas.