Economia
Sefaz facilita consulta de mercadorias retidas usando o número de rastreamento dos Correios
É possível verificar a situação da mercadoria sem a necessidade de comparecer a um posto de atendimento presencial
A Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz) segue modernizando seus serviços e agora permite consultar mercadorias retidas usando o número de rastreamento dos Correios. Com essa novidade, contribuintes e consumidores podem acompanhar a rota de entrega de um produto de forma mais prática e ágil, verificando a possível retenção pelo órgão.
Para acessar o serviço, basta entrar no site da Sefaz (https://www.sefaz.al.gov.br/), ir à seção seção 'Espaço do Contribuinte' e selecionar 'Correios/Rastreamento' ou diretamente em https://consulta-termo.sefaz.al.gov.br/#/home. Ao inserir o código de rastreamento no site, o usuário averigua se a mercadoria foi retida e como regularizar. Após o pagamento do imposto devido, a mercadoria é liberada pela Sefaz e a entrega seguirá o fluxo normal dos Correios.
O secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy, pontua que a atualização do sistema segue a transformação digital que vem sendo implementada no país. Além disso, contribui para a eficiência do processo de fiscalização, mas, principalmente, para o cidadão que terá mais informações sobre o paradeiro de sua mercadoria.
“Quando uma mercadoria possui a documentação fiscal em ordem, asseguramos que os impostos estão sendo pagos corretamente, permitindo que o Estado cumpra suas funções sociais, como segurança, saúde e educação. Assim, os recursos arrecadados são aplicados conforme a legislação e a demanda da sociedade civil”, explica.
Alexandre Rull, chefe de fiscalização de fronteiras, acrescenta que, na maioria das vezes, as mercadorias são retidas por falta de documentação fiscal. “A Sefaz trabalha visando garantir que todos os tributos sejam pagos corretamente. Então, a retenção é feita para averiguação, garantindo que essa obrigação tributária seja cumprida. A nova funcionalidade de verificação pelo código de rastreio dos Correios simplifica o acesso à informação e garante ao cidadão um processo ainda mais ágil visando uma solução facilitada”, destaca.
Em caso de contestações, é possível fazer a solicitação pela atendente virtual da Sefaz, a Nise. Ela está disponível para o público 24h, incluindo finais de semana e feriados, no site da secretaria ou pelo Telegram (@nise_sefaz_al_bot). Confira esse e todos os serviços disponíveis aqui: https://www.sefaz.al.gov.br/nise/servicos-disponiveis.
Mais lidas
-
1Mistééério...
Quem é ela? O mistério por trás da ‘Mulher de Branco’ em Tieta
-
2Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
3Série coreana
Quem é o jogador 001 em Round 6 Temporada 2? Entenda revelação
-
4Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
5Literatura
Atalaia pode ser vista e lida pelo Brasil e pelo mundo em duas grandes obras lançadas este ano