Economia
Governo Paulo Dantas alcança o 3º maior volume de investimentos de empresas em 2024
Chegada de novos empreendimentos prevê a geração de mais de 5 mil empregos diretos e indiretos
Alagoas alcançou o 3º maior volume de investimentos dos últimos 10 anos das empresas beneficiadas pelo Programa de Desenvolvimento Integrado (Prodesin). Apenas em 2024, a Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), por meio do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes), aprovou benefícios fiscais e locacionais às empresas que vão investir mais de R$ 566 milhões.
Com isso, são mais de 5 mil postos de trabalho diretos e indiretos para os alagoanos.
Para a secretária Alice Beltrão, os números são resultado do trabalho intersetorial e dos investimentos do Governo Paulo Dantas em diversas áreas. “A chegada ou a ampliação dos empreendimentos é uma comprovação do ambiente favorável encontrado em Alagoas, o que, consequentemente, influencia na geração de empregos e no desenvolvimento econômico. E isso se torna um importante diferencial competitivo para o nosso estado na atração de novos negócios”.
Com benefícios fiscais e locacionais, segurança jurídica, compromisso com a sustentabilidade e com os Negócios de Impacto, investimentos em segurança, infraestrutura, turismo e educação, Alagoas vem se consolidando como um importante polo industrial e logístico.
Um estudo divulgado pelo Santander aponta que o Produto Interno Bruto (PIB) de Alagoas deve registrar um crescimento de 3,4%, sendo a melhor estimativa do Nordeste e a 3ª maior do país. Além disso, o estado possui a menor taxa de desemprego desde 2012, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A secretária destaca que o estado tem buscado atrair negócios em várias áreas, com destaque para logística, sustentabilidade, turismo, energia limpa e gás natural.
“Nós assinamos com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDICS) o acordo de cooperação técnica sobre o Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto). O que representa o fomento de uma economia mais regenerativa, sustentável e inclusiva para todos”, explica Alice.
No setor de energia, o estado celebra o potencial energético, ocupando a 3ª posição entre os estados com maior potencial energético no Nordeste. “Além da grande disponibilidade estadual de recursos naturais, o Governo de Alagoas tem implementado normativas regulatórias responsáveis e inovadoras, a exemplo da Lei do Gás, cujo aprimoramento permite estudos integrados com energéticos, podendo usar o biogás ou biometano”, destaca a secretária Alice Beltrão.
O valor total atraído até a última reunião do Conedes, realizada no dia 28 de agosto, foi R$ 566.201.770,92. A secretária lembra que estão programadas mais duas reuniões até o fim do ano. “Seguimos trabalhando para atrair mais empreendimentos por todo o estado, de Norte a Sul, buscando a interiorização dos serviços e das oportunidades de emprego”, pontua Alice Beltrão.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas