Economia

Aumento nas vendas para o Dia dos Pais deve superar os 15% este ano

No entanto, movimentação no Centro da capital, nos dias que antecederam a data não foi tão intensa

Por Valdete Calheiros - colaboradora / Tribuna Independente 10/08/2024 09h57 - Atualizado em 10/08/2024 09h58
Aumento nas vendas para o Dia dos Pais deve superar os 15% este ano
Consumidor deixa para a última hora as compras do Dia dos Pais - Foto: Adailson Calheiros

Cumprindo a tradição brasileira de deixar tudo para última hora, as compras para o Dia dos Pais, no comércio de Maceió, devem ser mais numerosas neste final de semana.

A movimentação no Centro da capital, nos dias que antecederam a data não foi tão intensa. A busca pelo presente perfeito para o Dia dos Pais, ao que tudo indica, vai mesmo acontecer no dia anterior.

O comportamento dos filhos não desanima os lojistas. Pelo contrário. O apelo comercial está bastante visível nas vitrines, onde é possível observar anúncios fazendo referência à data e chamando a atenção dos filhos.

Pai de seis filhos e avô de cinco netos, José Renildo, ao lado da esposa Cícera Alves, estava atento aos produtos vendidos no Centro. Ele logo se adiantou em dizer que não escolhe nenhum presente, apesar da insistência dos filhos.

“O melhor presente é estar com saúde e ver todos da família reunidos. Dia dos Pais é comemorado em casa, com filhos e netos ao redor da mesa”, contou, animado, já ansioso pela data. Para Cícera Alves, tão importante quanto a presença dos filhos é a dos netos. Desde o mais velho com 15 anos ao caçula com oito anos.

Prestes a festejar seu segundo Dia dos Pais e super feliz com a data, Alexandre Luiz Flores cuidava dos dois filhos – Adryan e Ravi –, respectivamente, dois anos e oito meses, enquanto a esposa escolhia presentes em uma loja.

A Aliança Comercial estima que o volume de vendas para o Dia dos Pais este ano seja cerca 12% maior que a mesma data no ano passado. Conforme o presidente da Aliança Comercial, Guido Santos Júnior, atualmente os pais têm participação ativa na escolha dos presentes.

“Geralmente, os filhos estão perguntando aos pais, o que eles querem ganhar na data em homenagem a eles. A partir das respostas, as opções são as mais variadas possíveis. A lista inclui sapato, roupa, aparelho celular, cama box, até móveis. Os filhos estão comprando presentes de acordo com a necessidade dos seus pais”, explicou Guido Júnior.

Um pouco mais otimista, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) estima que as vendas possam aumentar de 15% a 25% no Dia dos Pais 2024 em relação ao Dia dos Pais 2023.

Nos shoppings, a expectativa também é de um movimento positivo.