Economia

Sucesso do “Entre Elas” mostra importância do protagonismo feminino

Por Débora Muniz/Sebrae-AL 27/05/2024 10h49 - Atualizado em 28/05/2024 00h14
Sucesso do “Entre Elas” mostra importância do protagonismo feminino
Além de palestras e oficinas, foram oferecidos diversos serviços com atendimento personalizado e espaços gourmet - Foto: Sebrae/AL

O “Entre Elas” do Sebrae Alagoas foi um marco no incentivo ao empreendedorismo feminino, proporcionando um espaço de aprendizado, networking e empoderamento para as mulheres alagoanas. O evento aconteceu neste sábado, dia 25. As colaboradoras da instituição participaram desde a concepção e realização do projeto, que teve como público-alvo as mulheres que são empresárias ou sonham em montar seu próprio negócio.

Além das palestras e oficinas, diversos serviços foram oferecidos como feira colaborativa, atendimentos de massagem, beleza, bem-estar e ensaio fotográfico, além de um espaço kids para crianças e consultoria jurídica em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL). O espaço dedicado à fotografia foi um dos destaques, com mais de 50 sessões realizadas para as empreendedoras participantes.

O Sebrae também ofereceu orientações personalizadas sobre como abrir e gerir seus próprios negócios, reforçando seu compromisso com o fortalecimento do empreendedorismo feminino em todas as regiões do estado.



Vinicius Lages, diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, enfatizou o compromisso da instituição com o apoio às mulheres empreendedoras. “Tudo o que nós pudermos fazer para estimular, sensibilizar e preparar as mulheres para empreender, para enfrentar os desafios na vida, nós vamos fazer. Vivemos ainda um mundo muito desigual, em que as mulheres, apesar de serem maioria, têm muita dificuldade de acessar conhecimento, crédito, oportunidades de mercado, formações para se qualificar e para enfrentar o mercado de trabalho. Porém, elas estão empreendendo mais e quando o fazem, empreendem muito bem”, declarou Lages.

Ele também destacou a participação especial da atriz e empreendedora Giovanna Antonelli, que compartilhou suas experiências e inspirou o público feminino a acreditar em seus sonhos e potencial na palestra que encerrou a primeira edição do evento.

Para Bruna Camilo, proprietária de uma loja de produtos naturais e aromaterapia sustentável, o networking foi a parte mais importante do evento. “Mais do que pessoas, consegui conhecer histórias de mulheres. Mulher que deixou filho, que o marido não apoia, que mudou carreira, que mudou a vida que hoje vive. Acho que a palestra da Giovanna foi o ápice do evento, foi alto astral, good vibes, muito massa. Ela nasceu pra isso”, afirmou Bruna.

Marília Rocha, empreendedora da “Entresonhar – brinquedos pedagógicos”, participou da feira colaborativa e reconheceu a importância do Sebrae para o seu negócio. “A minha relação com o Sebrae começou através da economia solidária. Depois eu fiz o Efeito Furacão e outros cursos, outras oficinas, outras palestras. E foi muito importante, através de uma oficina de vitrinismo que a gente participou, a gente teve a oportunidade de estar aqui hoje expondo os nossos produtos”, contou Marília.



A gestora do programa Sebrae Delas, Érica Pereira, uma das organizadoras do evento, destacou a diversidade da feira colaborativa, que contou com empreendedoras dos mais variados setores, incluindo artesanato, roupas infantis, bijuterias e alimentação. “Na parte de alimentação, por exemplo, a gente ofereceu ao público presente dois espaços. Um com três empreendedoras e o outro com mais seis negócios, tanto da área fitness, da parte de comida natural, como também a coxinha, o pastel, está todo mundo contemplado. Todos os projetos que atuam com mulheres foram convidados a participar.”, explicou Érica.



No total, 25 expositoras prestaram serviços no evento, abrangendo alimentação, beleza e a feira colaborativa. Selma Lima, especialista em maquiagem, destacou o sucesso do atendimento realizado, que contabilizou mais de 50 atendimentos no total. “A gente começa com a consultoria de cuidados com a pele e vai para a parte da maquiagem. Então elas estão testando, provando os produtos e sentindo na pele. São elas que fazem, a gente só vai orientando, ensinando o autocuidado”, explicou Selma, que apesar de 12 anos empreendendo, há quatro se tornou MEI e agregou muitos benefícios em sua jornada.

A diretora do Sebrae, Juliana Almeida, liderou uma roda de conversa ao lado da diretora do Sebrae Sergipe, Priscila Felizola e com mulheres representando o comércio, serviços, indústria e agronegócio. O objetivo foi mostrar que as mulheres podem atuar em qualquer ramo, compartilhando experiências e incentivando a atuação feminina em diversos setores.

“Nós fizemos questão de incluir no bate-papo todos os segmentos que formam o setor produtivo, demonstrando que as mulheres estão ocupando todos os espaços que elas desejarem, já que lugar de mulher é onde ela quiser”, destaca Juliana Almeida, que dedicou o evento a todas as integrantes do Sebrae Alagoas, que formam a maioria de todos os colaboradores da instituição.