Economia

Guia do IPTU 2024 com desconto de 10% deve ser emitida no site da Prefeitura de Maceió

Nova oportunidade de pagamento de cota única vence dia 29 de fevereiro

Por Ascom Sefaz 08/02/2024 10h43
Guia do IPTU 2024 com desconto de 10% deve ser emitida no site da Prefeitura de Maceió
IPTU pode ser pago via Pix ou aplicativo - Foto: Luís Otávio Mendonça / Ascom Sefaz

O contribuinte maceioense que quiser aproveitar o desconto de 10% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024 deve emitir a cota única pelo site da Prefeitura de Maceió. O tributo com desconto vai até o dia 29 de fevereiro.

Conforme a Prefeitura de Maceió, o desconto é um dos maiores e mais vantajosos entre as capitais do país. Para baixar a guia do IPTU é necessário informar o número de inscrição imobiliária. Todas as informações referentes ao imóvel e a composição do tributo a ser pago estão disponíveis no boleto, que pode ser pago em bancos, aplicativos bancários e via Pix.

Este ano, a Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) não irá encaminhar às residências da capital os tradicionais carnês de pagamento do IPTU 2024. No lugar, o Município irá enviar boletos de pagamento contendo a última cota única, com 5% de desconto e vencimento até 28 de março, e as dez parcelas, sem desconto. A entrega será feita a partir de março.

“Desde 2023, nós substituímos os carnês por boletos de pagamento que são mais compactos e trazem um impacto econômico e ambiental. Estes boletos são enviados, somente, aos maceioenses que quitaram o IPTU com os descontos de 15%, vencido em janeiro, e o de 10% que vence no dia 29 de fevereiro. Todas as guias estão disponíveis na internet e podem ser emitidas pelo celular ou computador’’ explica o diretor de Atendimento ao Contribuinte da Fazenda Municipal, Phillippe Félix.

O IPTU é um tributo anual que é destinado a políticas públicas, como obras, reformas, compra de equipamentos e outras ações que ajudam os municípios a dar continuidade à oferta de serviços que impactam no bem-estar da população.

Os imóveis que não estiverem com o IPTU em dia podem ser inscritos em dívida ativa, trazendo consequências para o titular como cobranças judiciais, penhora de valores em conta corrente e até mesmo leilão do imóvel, além de juros e multas por atraso.