Economia

Projovem Urbano: confira requisitos e link para inscrição em cursos gratuitos

Inscrições para cursos que aliam Ensino Fundamental e Qualificação Profissional podem ser feitas online ou presencialmente; confira mais informações

Por Ascom Semed 25/10/2023 17h33 - Atualizado em 25/10/2023 19h02
Projovem Urbano: confira requisitos e link para inscrição em cursos gratuitos
Inscrição do Projovem Urbano agora pode ser feita online - Foto: Julita Bittencourt / Ascom Semed

Para você que é jovem, tem entre 18 e 29 anos, sabe ler e escrever, mas não ainda não concluiu o Ensino Fundamental, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está com matrículas abertas para três cursos profissionalizantes gratuitos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano). Para se inscrever e não perder essa oportunidade, basta acessar o link https://doity.com.br/projovem-urbano-cursos-profissionalizantes.

O Projovem Urbano possibilitará que, ao final dos cursos ofertados (Telemática; Alimentação; Turismo e Hospitalidade), com duração de 18 meses cada, os estudantes concluam o Ensino Fundamental e saiam com uma qualificação profissional, facilitando o ingresso no mercado de trabalho.

Ao todo, a Semed está oferecendo 500 vagas distribuídas nas três áreas, com matrículas até a próxima terça-feira, dia 31 de outubro.

Além da forma online, as matrículas podem ser feitas na sede da Semed, na Cambona, e nas escolas municipais que participam do curso: Brandão Lima (Benedito Bentes); Paulo Bandeira (Benedito Bentes); Baltazar de Mendonça (Jacintinho); Kátia Assunção (Jacintinho); Nosso Lar (Vergel do Lago); Pio X (Prado) e Higino Belo (Farol).

Para se matricular, o aluno deve levar o RG, CPF, comprovante de residência e histórico escolar. Caso não possua histórico, o candidato será submetido a um teste de proficiência. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected].

O programa

O Projovem Urbano é um programa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Prefeitura de Maceió, por meio da Semed, visando o desenvolvimento de ações comunitárias aliadas ao exercício da cidadania.

O programa cumpre um papel importante na promoção da inclusão social de jovens e sua reinserção na escola e no mundo do trabalho, oferecendo oportunidades de desenvolvimento e exercício efetivo da cidadania.