Economia

Economistas alagoanos promovem evento anual para marcar dia da categoria

Encontro aconteceu nesta sexta-feira (11) no Hotel Jatiúca

Por Tribuna Hoje 11/08/2023 15h48 - Atualizado em 12/08/2023 09h22
Economistas alagoanos promovem evento anual para marcar dia da categoria
Encontro faz parte das festividades em homenagem ao mês do economista - Foto: Edilson Omena

O Conselho Regional de Economia de Alagoas e o Sindicato dos Economistas promoveram nesta sexta-feira (11), um grande encontro da categoria, como parte da programação festiva do mês do economista. O evento aconteceu em Maceió, no hotel Jatiúca, em meio a um café da manhã, com homenagens a diversas personalidades que têm marcado o desenvolvimento econômico do estado. Na ocasião, também premiou os vencedores do Prêmio Estímulo ao Estudante de Economia.

Marcos Calheiros, presidente do Conselho Regional de Economia em Alagoas (Corecon/AL), destacou a importância da data com a grande contribuição do presidente à época Getúlio Vargas, quando acelerou em 13 de agosto de 1951 a lei do economista. "Ele buscou dotar o país de profissionais capacitados na área de planejamento rural, na área de planejamento econômico e também na área de assessoria das grandes empresas estatais que criou. Foi Getúlio Vargas que criou o Banco do Nordeste do Brasil, o Banco de Comunidade Regional e também a Petrobras, que hoje é uma das maiores petroleiras do mundo".

"Novas tecnologias estão surgindo e irão surgir. A indústria automobilística está robotizada, os bancos também então o mundo vai avançando, mas a profissão do economista está sempre acompanhando no mercado financeiro, no agronegócio, na assessoria, no mercado de ações e nas grandes empresas. As grandes empresas, os governos federais, estaduais e municipais não podem sobreviver sem os economistas. O economista hoje, todos nós sabemos a importância que ele tem", salientou. 

Calheiros observou ainda que o economista está sempre presente junto à sociedade. "Hoje nós vemos que a profissão do economista está presente não só no mercado financeiro como na agro indústria, no agronegócios, mas também nós vemos que está nas redações de jornais, redações de TV. Eles fazem parte hoje exatamente para passar para a população o timing da economia de um país"

"Os economistas estão presentes em todo esse mercado financeiro, no mercado bancário, no mercado de projetos, nas universidades, onde eles têm um papel fundamental na formação do estudante, nos cursos de pós -graduação, mestrado, doutorado. Então o economista, ele está sempre presente nessa gama de serviços que o país precisa, não só no Brasil, mas também fora dele", enfatizou Marcos.

José Paulo Gabriel, presidente da Cooperativa de Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf) e ex-membro do Corecon/AL, parabenizou todos os profissionais da área e fez a entrega do certificado para um dos homenageados do evento, o empresário Dr. Miguel Arcanjo, diretor geral do Hospital Vida.

"O economista nos dias de hoje, funciona como um anjo da guarda, um visionário, que direciona todos os negócios públicos e privados para um Porto Seguro. Portanto, parabenizo a todos esses profissionais, pela contribuição eficiente que eles prestam nas ciências atuariais, na agroindústria, nos setores públicos, no comércio exterior, nas análises de mercados, nos bancos, corretoras, fintechs, e por aí vai…", destacou o presidente da Jorgraf.

Paulo Gabriel valorizou ainda a figura do ex-presidente Getúlio Vargas que criou o Conselho Federal de Economia.

"Mas, nunca, vamos esquecer do nosso Getúlio Dornelles Vargas, ex-presidente do Brasil que, em 1951, deu vida ao Conselho Federal de Economia. E mais; mesmo sendo um profissional do direito e político, Getúlio aplicou quando presidente, com profunda firmeza; a teoria keynesiana do britânico Jonh Maynard Keines, defendendo a plena ação do estado em todas as políticas econômicas do país no sentido de atingir o pleno emprego e o equilíbrio econômico. Pronto; estava aí um sonhador e um idealista, que mesmo sem ser um economista, queria colocar o Brasil na rota da riqueza", ressaltou.

Dia do Economista

O Dia do Economista é comemorado em 13 de agosto porque foi nessa data que o ex-presidente Getúlio Vargas sancionou a Lei Nº 1.411, de 13 de agosto de 1951, que oficializava a criação da profissão de economista no Brasil.

O economista é o profissional que compreende a forma como as sociedades usam seus recursos materiais, visando produzir e distribuir bens e serviços. Na prática, o economista é um profissional multifuncional, atuando tanto em bancos e setores financeiros, como também em ramos da área comercial, administrativa e internacional.