Economia

Saque-Aniversário do FGTS: o que é, como aderir e antecipar?

Valor pode ajudar trabalhador endividado e que precisa equilibrar suas contas

Por Tribuna Independente 03/05/2023 09h11 - Atualizado em 03/05/2023 12h31
Saque-Aniversário do FGTS: o que é, como aderir e antecipar?
Natália Olivindo - mestre em Economia Aplicada - Foto: Edilson Omena


Desde sua criação, em 2020, 28,6 milhões de trabalhadores com carteira assinada já aderiram à modalidade do Saque-Aniversário do FGTS, e seu volume soma R$ 33 bilhões, com outros R$ 20 bilhões antecipados em forma de crédito. Os dados oficiais são de um levantamento do Fundo de Garantia. Contudo, muitos brasileiros ainda não sabem como a modalidade funciona e qual é a relação com a Antecipação do Saque-Aniversário.

Em entrevista ao canal Tribuna Hoje no youtube, Natália Olivindo - mestre em Economia Aplicada e professora de Ciências Contábeis da Uninassau, explicou como aderir e antecipar o pagamento, além de destacar que o recurso é opcional, para que o trabalhador realize o saque de parte do saldo de sua conta do FGTS, todo ano, no mês de seu aniversário.

“Quem não optar por essa modalidade não precisa se preocupar, pois continuará no regime de Saque-Rescisão, que é o sistema padrão seguido quando o profissional é demitido sem justa causa, tendo direito ao saque integral da conta do FGTS”, enfatizou.

Para a especialista, aderir à modalidade é importante avaliar com calma quais são as expectativas em relação à permanência no trabalho atual, o valor do saldo total e se existe algum valor guardado em outro tipo de reserva financeira, como a de emergência. “O contribuinte precisa pensar se vale mesmo a pena sacar uma quantia todo ano em vez de pegar tudo em caso de uma futura demissão”.

Depois da decisão tomada, o trabalhador ainda pode optar pela Antecipação do Saque-Aniversário FGTS, que é uma solicitação de empréstimo usando o saldo do fundo de garantia, cuja função é permitir a antecipação do valor de até doze parcelas do saque-aniversário.

Tanto o dinheiro resgatado do Saque-Aniversário quanto o da Antecipação podem servir para aqueles trabalhadores que estejam endividados e precisam equilibrar as contas. Além disso, a rapidez torna o processo menos burocrático. “As duas opções facilitam a vida financeira, pois se tornam uma opção a mais para solucionar dívidas. No entanto, é claro que ter cautela é sempre importante, para não ter dores de cabeça caso haja demissão ou dívidas ainda maiores no futuro”, ressaltou Natália Olivindo.

Ela lembrou que em caso de desistência da adesão ao saque-aniversário, a migração para a modalidade antiga (saque-rescisão) só é feita dois anos após a data de adesão. Por exemplo: uma pessoa que opta pelo saque-aniversário em janeiro de 2023 e depois se arrepende só poderá retornar ao saque-rescisão em fevereiro de 2025.

CALENDÁRIO

Nascidos em janeiro: de 2 de janeiro a 31 de março de 2023; Nascidos em fevereiro: de 1º de fevereiro a 28 de abril de 2023; Nascidos em março: de 1º de março a 31 de maio de 2023; Nascidos em abril: de 3 de abril a 30 de junho de 2023; Nascidos em maio: de 2 de maio a 31 de julho de 2023; Nascidos em junho: de 1º de junho a 31 de agosto de 2023; Nascidos em julho: de 3 de julho a 29 de setembro de 2023; Nascidos em agosto: de 1º de agosto a 31 de outubro de 2023; Nascidos em setembro: de 1º setembro a 30 de novembro de 2023; Nascidos em outubro: de 2 de outubro a 29 de dezembro de 2023; Nascidos em novembro: de 1º de novembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024; Nascidos em dezembro: de 1º de dezembro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024.

Confira a entrevista completa no canal Tribuna Hoje no Youtube