Economia

IEL/AL comemora o Dia do Jovem Trabalhador com inserção de jovens no mercado

Entidade promove eventos para celebrar data comemorada em 24 de abril

Por Comunicação Sistema Fiea 22/04/2023 12h20 - Atualizado em 22/04/2023 13h16
IEL/AL comemora o Dia do Jovem Trabalhador com inserção de jovens no mercado
Dia Internacional do Jovem Trabalhador é celebrado em 24 de abril - Foto: Comunicação Sistema Fiea

Nesta segunda-feira, 24 de abril, é comemorado o Dia Internacional do Jovem Trabalhador. A data chama a atenção sobre a importância da oferta de trabalho seguro e qualificado para a juventude. No Brasil, o Programa Jovem Aprendiz (Lei nº. 10.097/00) estimula empresas e órgãos públicos a contratarem jovens dos 14 aos 24 anos, bem como pessoas com deficiência, sem limite de idade.

Em Alagoas, o Programa de Aprendizagem do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/AL) é referência na inclusão de jovens no mercado de trabalho. A iniciativa também é benéfica para quem contrata, pois, revela novos talentos dispostos a aprender e a auxiliar no desenvolvimento da empresa.

Exemplos não faltam. André Gomes acaba de ser contratado como auxiliar administrativo no Grupo Parque das Flores. Ele chegou à organização como jovem aprendiz selecionado pelo IEL/AL e hoje conta como o programa é muito importante para inserção no mercado de trabalho. “O jovem necessita de apenas uma oportunidade para possuir experiência nesse mercado que exige tanto”, afirma.

“Eles são o futuro da força de trabalho”, completa a gerente de RH do Grupo Parque das Flores, Valéria Fragoso, que descreve algumas características observadas nos aprendizes. “Os jovens têm uma capacidade de pensar fora da caixa, de encontrar soluções criativas para os desafios do dia a dia, proporcionando uma troca incrível”, ressaltou. Valéria também destaca a parceria com o IEL, que seleciona e promove as capacidades específicas dos alunos durante todo o processo.

A pedagoga Shanderly Araújo explica os diferenciais do Programa de Aprendizagem do IEL na qualificação profissional e na abertura de oportunidades para a inserção de jovens e adolescentes no mundo do trabalho.

Ela conta ainda que o acompanhamento destes jovens se dá de forma sistemática, possibilitando a avaliação de competências inerentes ao que o mercado exige. “A proposta pedagógica do IEL compreende o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes com interdisciplinaridade e transversalidade, através de encontros presenciais que se interligam entre teoria e prática, gerando autonomia, aprimoramento e desenvolvimento de resoluções em situações cotidianas”, diz.

Segundo a coordenadora de Educação Empresarial de Desenvolvimento de Carreiras do IEL/AL, Thayse Ferro, o Dia do Jovem Trabalhador reafirma que a Educação é o ponto-chave da evolução profissional. “Por isso, o Programa de Aprendizagem do IEL desenvolve conhecimentos, habilidades e atitudes no jovem inerentes ao mercado de trabalho, contribuindo para o crescimento pessoal e profissional deles”, destaca.

O Instituto desenvolve carreiras em sintonia com o mundo atual. “Assim, também, traz a inovação, tecnologia e comunicação do mundo jovem para as empresas, possibilitando a integração e inserção de novas vertentes profissionais que proporcionam maiores de chances de empregabilidade”, conclui Thayse.

A data não passará em branco. O IEL preparou uma programação especial em Arapiraca, nesta quinta-feira (27), e em Maceió na sexta (28), destinada aos jovens aprendizes, com apresentações artísticas, debates e troca de experiências.