Economia

Arapiraca: “Chuva de São José” traz esperanças

Por Davi Salsa – Sucursal Arapiraca com Tribuna Independente 21/03/2023 09h40
Arapiraca: “Chuva de São José” traz esperanças
Arapiraca tem uma característica particular por possuir uma economia predominantemente rural - Foto: Divulgação

Os produtores rurais mais velhos acreditam que o dia 19 de março, dedicado a São José, sinaliza como será o período chuvoso para todo o ano.

O domingo passou e a chuva só caiu nas primeiras horas da manhã de ontem (20), em Arapiraca e alguns municípios produtores do Agreste alagoano.

Com isso, a esperança foi renovada para os camponeses, que agora já se organizam para o plantio da mandioca, milho, feijão e outras culturas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido um alerta amarelo de chuvas intensas para 64 alagoanos para o domingo.

De acordo com o alerta, estavam previstas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos de 40-60 km/h.

Para o município de Arapiraca, o Inmet prevê pancadas de chuvas para esta terça-feira (21) e tempo nublado com a possibilidade de chuvas isoladas até a sexta-feira (24).

A Capital do Agreste tem uma característica particular por possuir uma economia predominantemente rural, com minifúndios, baseado na agricultura familiar de subsistência, com destaque para feijão, milho, mandioca e hortaliças.

Arapiraca é responsável por mais de 80% de toda a produção de hortaliças que abastece o estado de Alagoas, como também a sua produção bem-sucedida no setor de frutas, com destaque para o abacaxi. São aproximadamente 400 pequenos produtores que sobrevivem do plantio do fruto.
Cada produtor cultiva uma área com dois hectares, em média, e o município de Arapiraca tem uma estimativa de área plantada de aproximadamente 300 hectares.

Comunidades

As comunidades rurais de Poção, Jenipapo, Poço da Pedra, Oitizeiro e Cangandu produzem a maior parte dos frutos, que são comercializados nas feiras livres e também exportados por atravessadores para os estados do Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e até para a Argentina.

Censo Rural

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) prorrogou até o dia 27 de março o prazo para que as prefeituras enviem as informações do Censo Rural Alagoas. O levantamento de dados agropecuários tem ano base 2022, de janeiro a dezembro.

As prefeituras devem indicar um técnico da Secretaria Municipal de Agricultura para preencher e responder ao Censo Rural Alagoas. O preenchimento do formulário é feito de forma online, pelo site www.agricultura.al.gov.br .

A Seagri espera coletar informações sobre as características dos produtores e das propriedades, da produção agropecuária, do efetivo de animais, da disponibilidade de recursos hídricos, do acesso aos programas estaduais de benefícios, além de identificar as comunidades rurais.

As informações do levantamento agropecuário dos municípios alagoanos irão compor um banco de dados e visam o conhecimento do status atual, identificação de necessidades e potencialidades de desenvolvimento do município/região. Com as informações, será realizado um estudo técnico que vai possibilitar o planejamento e criação de políticas públicas estaduais voltadas ao desenvolvimento agropecuário estadual, promovendo sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Para mais informações, entrar em contato pelo telefone (82) 98883-7562 ou via e-mail: [email protected] .