Economia

Projeto incentiva comercialização de artesanato no Pontal da Barra

Associação conta com apoio do Sebrae para manter bairro ativo depois das 18h

Por Kelmenn Freitas / Assessoria 14/03/2023 23h11
Projeto incentiva comercialização de artesanato no Pontal da Barra
Quinta no Pontal reúne artesãs, shows e exposições para atrair mais turistas ao 'bairro das rendeiras' - Foto: Assessoria

A necessidade de uma agenda noturna mais badalada, para manter o funcionamento do comércio local até um pouco mais tarde, mobilizou as artesãs e artesãos do Pontal da Barra, que criaram o projeto Quinta no Pontal, com o apoio do Sebrae Alagoas. Desde o final do ano passado, a Associação dos Artesãos do Pontal da Barra fecha parcerias para garantir uma movimentação maior de turistas no bairro no horário das 18h às 22h.

De dezembro passado pra cá, o Pontal já foi palco de diversas ações culturais com shows, exposições, música ao vivo e apresentações de grupos de coco de roda. E se depender da Valéria Vianna, da Associação dos Artesãos, a agenda cultural no bairro vai continuar firme ao longo do ano.

Ela explica que a ideia do projeto surgiu após uma consultoria do Sebrae Alagoas no bairro. “Solicitamos um planejamento anual de ações, e a consultora que veio pra cá chegava cedo ao Pontal e via que quando dava 18h tudo ia se apagando, tudo ia ficando triste e não tinha onde comer uma tapioca, um caldinho ou tomar cafezinho. Ela ficava apreensiva com isso e aí nos sugeriu que fizéssemos alguma coisa à noite. E dentro do nosso planejamento a gente já tinha a ideia de fazer a ‘Noite do Pontal’ e aí a gente começou a pensar junto”, conta.

O passo seguinte foi fazer experimentações na rotina noturna do bairro. “Tivemos a ideia de abrir algumas lojas de forma alternada, ficar um pouco até mais tarde funcionando. Depois alguém sugeriu trazer um folguedo, a gente tem um fandango por aqui também. E se a gente chamasse as meninas para fazer uma tapioca e vender tapioca e caldinho? E se todas as lojas abrissem? E se a gente iluminasse as ruas? E assim a gente começou a sonhar alto e colocou esse projeto em prática, que é uma uma noite onde as luzes se iluminam, as lojas se abrem e a gente fica até às dez horas da noite na rua”, relembra.

Associativismo

Marina Gatto, analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas, reforça que o projeto foi fruto de uma consultoria em associativismo para as artesãs do bairro.

“O Sebrae foi a instituição incentivadora da ação e a execução é de responsabilidade das artesãs. Elas articularam as parcerias e aos poucos o projeto está crescendo. Eu como gestora fico extremamente orgulhosa em ver que plantamos uma sementinha, e que os artesãos estão sendo protagonistas de uma ação inovadora e muito necessária no bairro do Pontal”, destaca.

Quem quiser conhecer a nova rotina noturna do Pontal da Barra e não dispõe de transporte próprio pode ir na van do projeto, que sai da cadeira gigante da Ponta Verde toda quinta-feira, com horário para recepção de turistas das 18h às 19h30. O deslocamento é gratuito e ocorre por meio de parceria com a Prefeitura de Maceió.