Economia

Em AL, serviços crescem 8,8% no mês de dezembro e fecham 2022 com alta de 17,1%

Nos meses anteriores, o recuo havia sido de 6% em novembro e de 5,4% em outubro

Por IBGE 10/02/2023 13h17
Em AL, serviços crescem 8,8% no mês de dezembro e fecham 2022 com alta de 17,1%
As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira (10) pelo IBGE - Foto: Helena Pontes/IBGE Notíciais

O volume de serviços cresceu 8,8% em Alagoas no mês de dezembro, a maior alta mensal observada em todo o ano passado, superando o avanço de setembro (6,7%). O resultado também interrompeu duas taxas negativas em sequência. Nos meses anteriores, o recuo havia sido de 6% em novembro e de 5,4% em outubro. As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira (10) pelo IBGE.

Na taxa anual, o segmento fechou com alta de 17,1%, levemente abaixo da registrada em 2021 (18,7%). Desde 2015, os resultados anuais eram negativos.

No Brasil, volume de serviços cresce em dezembro e registra alta na taxa anual


O setor de serviços alcançou, no Brasil, seu maior patamar da série histórica, iniciada em 2011, com a expansão de 3,1% registrada em dezembro de 2022. A alta faz o segmento fechar em crescimento pelo segundo ano seguido, com 8,3% na taxa anual, ampliando o distanciamento com relação ao nível pré-pandemia para 14,4% acima do volume apresentado em fevereiro de 2020.

Para o analista da pesquisa, Luiz Almeida, a intensificação na retomada de serviços presenciais após os períodos de isolamento e distanciamento social de 2020 e 2021 ajuda a explicar a expansão em 2022. Principalmente no ramo de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (13,3%), a principal influência para o resultado do ano. “O setor de transportes cresce desde 2020, mas com dinâmica diferente: inicialmente, por causa da área de logística, com alta nos serviços de entrega, em substituição às compras presenciais. Já em 2022, há a manutenção da influência do transporte de carga, puxado pela produção agrícola, mas também pela reabertura e a retomada das atividades turísticas, impactando o índice no transporte de passageiro”, explica o pesquisador.

Sobre a PMS


Divulgada mensalmente, a PMS produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação. Há resultados para o Brasil e todas as unidades da federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra