Economia

Em AL, vendas no varejo crescem 1,6% em dezembro

Por IBGE Notícias 09/02/2023 13h44
Em AL, vendas no varejo crescem 1,6% em dezembro
Em relação a dezembro de 2021, as vendas no varejo cresceram 6,8% em Alagoas. Nos últimos 12 meses, houve avanço de 7,2% - Foto: Helena Pontes/IBGE Notíciais

O volume de vendas do comércio varejista cresceu 1,6% em Alagoas no mês de dezembro. Esse resultado representou recuperação frente à queda de 3,9% em novembro. As informações são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (09) pelo IBGE.

Em relação a dezembro de 2021, as vendas no varejo cresceram 6,8% em Alagoas. Nos últimos 12 meses, houve avanço de 7,2%.

No Brasil, as vendas no comércio varejista recuaram 2,6% na passagem de novembro para dezembro. É a segunda queda consecutiva do setor, que em novembro havia recuado 0,9%. Apesar disso, o varejo encerrou o ano no campo positivo, acumulando 1,0%, o menor crescimento desde 2016 (-6,2%). Na comparação com dezembro de 2021, o setor variou 0,4%.“Esse resultado acumulado no ano está muito próximo ao dos anos anteriores. Em 2021, por exemplo, houve ganho acumulado de 1,4%. Então em 2022 há um crescimento similar, mas ainda mais tímido. Além disso, é muito concentrado, em termos de variação, no setor de combustíveis e lubrificantes, que acumulou alta de 16,6% no ano, uma distância grande para o acumulado dessa atividade em 2021 (0,3%)”, explicou o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, ao analisar o panorama nacional.

Vendas no comércio varejista ampliado crescem 3% em Alagoas


Em Alagoas, o volume de vendas do comércio varejista ampliado, que integra também as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, registrou crescimento de 3% em dezembro. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve alta de 7%. Nos últimos 12 meses, o comércio varejista ampliado cresceu 3,9%.

Sobre a pesquisa


A Pesquisa Mensal de Comércio produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país e traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e unidades da federação. A técnica de coleta é o - Questionário eletrônico autopreenchido (CASI) e a Entrevista pessoal com questionário em papel (PAPI).