Economia

Acessórios e fantasias de Carnaval aquecem comércio do centro de Maceió

Lojistas já sentem aumento na procura e vendas

Por Gabriely Castelo com Tribuna Independente 01/02/2023 06h38 - Atualizado em 01/02/2023 14h49
Acessórios e fantasias de Carnaval aquecem comércio do centro de Maceió
Lojas do Centro estão decoradas e com grande estoque para atender demanda dos foliões maceioenses - Foto: Edilson Omena

Começou a época de serpentina e confetes. Sombrinhas de frevo, fantasias de festas e muitos outros adereços já decoram o comércio de Maceió e animam os lojistas e comerciantes no período que antecede o Carnaval. As lojas do Centro já estão coloridas, decoradas e com grande estoque para atender a demanda de todos os foliões maceioenses.

Com as prévias de carnaval já acontecendo no estado, as fantasias completas, adereços e decorações já estão novamente na lista de tendências. Tanto nos manequins das lojas, quanto nas cestas dos clientes, a cor e o glitter já saltam aos olhos de quem passa. Como é o caso de Cristiana Ferreira, 37 anos, autônoma, que nem costumava comemorar o feriado, mas já estava procurando fantasia com antecedência para pular o Carnaval depois de muito tempo.

“Depois de dois anos sem, estou muito ansiosa. A gente passou tanto tempo preso, que pensei que tinha que aproveitar todas as experiências possíveis. Desta vez com direito a tudo, fantasia e confete”, declarou.

Paula Batista, 29 anos, vendedora, também estava ansiosa. Ela fazia escolha entre as fantasias de branca de neve, frozen e mulher maravilha para sua sobrinha de 9 anos. Elas vão curtir o Carnaval na Massagueira e a tia quer levar à sobrinha fantasiada para todos os bloquinhos. “Esse ano a expectativa é grande, já estamos aproveitando as prévias. Desta vez vamos participar de tudo”, disse.

Sandra Regina, comerciante que tem loja há a pelo menos 15 anos, explica que o movimento tem voltado e as vendas têm crescido. “Agora podemos dizer que estamos em pleno Carnaval. As pessoas estavam vindo aqui antes apenas para procurar e pesquisar, mas hoje estão vindo buscar os produtos”, explicou a comerciante.
Ainda segundo Sandra, a expectativa é a melhor. “Precisamos de alegria, desde de 2020 que estamos sem Carnaval, não tivemos mais a magia e a alegria dessa época. Esse ano as pessoas estão querendo participar mais”, finalizou.

O economista, professor e mestre Diego Farias diz que além de movimentar o comércio, o Carnaval também anima outros setores como o de turismo, serviços de bares e de restaurantes, de mobilidade, artistas e de entretenimento. Segundo ele, o setor de bebidas também é um grande beneficiado da época festiva.
“O setor de bebidas possui um aumento de 40% em relação ao mês anterior. E a expectativa desse ano é aumentar ainda mais o consumo, pois o setor não repassou o efeito inflacionário para seus produtos,” afirmou.