Economia
Financiamentos do Banco do Nordeste para energia solar quase que triplicam em Alagoas

O Banco do Nordeste em Alagoas apontou crescimento expressivo em suas operações de crédito destinadas à aquisição e instalação de sistemas de placas solares nas micro e pequenas empresas (MPE’s). De janeiro a outubro de 2022, esses financiamentos quase triplicaram, com registro de 181,5% de crescimento em relação ao mesmo período do ano passado, somando cerca de R$ 11 milhões.
O superintendente estadual do BNB em Alagoas, Sidinei Reis, vê o resultado com otimismo e considera que está havendo um movimento de mudança cultural entre os empresários que, tanto beneficia o meio ambiente, por meio da geração de energia limpa, quanto diminui os gastos provenientes do consumo energético. Com a instalação do sistema de placas solares, a energia gerada é conectada à rede de distribuição, havendo um desconto na conta paga mensalmente pelo proprietário do imóvel. “No caso das MPE’s, a redução dessa despesa com a utilização da fonte solar produz um impacto ainda maior no equilíbrio financeiro e relocação orçamentária para investimento em outras necessidades”, destaca.
A linha de financiamento do BNB, denominada FNE Sol, utiliza recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) no apoio à aquisição de sistemas para micro e minigeração distribuída de energia por fontes renováveis para consumo próprio do mutuário ou destinados à locação. As centrais geradoras que podem ser instaladas por meio desse crédito devem ter potência instalada menor ou igual a 75 kW (microgeração) ou superior a 75 kW e menor ou igual a 5 MW (minigeração).
Panorama
Segundo os dados disponibilizados pela instituição, as micro e pequenas empresas alagoanas que mais demandaram por esse tipo de financiamento, esse ano, foram do setor de serviços (65,4%) e comércio (18, 7%). A maior parte do crédito contratado com essa finalidade foi destinado para MPE’s que atuam, respectivamente, nas atividades de aluguel de máquinas e equipamentos, atividades esportivas, bares e restaurantes, hospedagem, supermercados e serviços de saúde.
Já em relação às localidades em que foram investidos os créditos do FNE Sol para MPE’s no Estado, a maioria dos recursos foi para financiamentos em Marechal Deodoro, seguido por Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
3Desfecho sombrio!
Descubra quem é o sequestrador da série ‘O Domo de Vidro’
-
4Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
5Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo