Economia

Procon Maceió orienta consumidores para a Black Friday 2022

Acompanhamento de preços foi realizado com mais de 20 produtos em cinco lojas mais conhecidas e visa evitar promoções enganosas

Por Ascom Procon Maceió 18/11/2022 16h26 - Atualizado em 18/11/2022 19h05
Procon Maceió orienta consumidores para a Black Friday 2022
Pesquisa do Procon Maceió traz lista de preços de 20 produtos mais consumidos na Black Friday - Foto: Ascom Procon Maceió

O Procon Maceió, órgão de defesa do consumidor, conduziu um acompanhamento de preço no final de outubro para evitar fraudes na Black Friday. O órgão coletou os preços de mais de 20 produtos das cinco lojas mais conhecidas durante o período da promoção e os relacionou em uma lista. Veja os resultados da pesquisa aqui.

A ação ocorreu cerca de um mês antes da Black Friday. Foram registrados, principalmente, os preços de equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos. No entanto, itens como cama de solteiro e cama de casal também foram cadastrados. O objetivo da pesquisa era evitar promoções enganosas, em que reajustes e descontos resultam em valores iguais ou semelhantes aos praticados no mês anterior.

É importante que os consumidores fiquem atentos a estas ofertas, porque o valor de alguns produtos aumentou, como o fogão de quatro bocas, que subiu 59% em algumas lojas, assim como as cafeteiras que em algumas lojas tiveram aumento de 36%. Por outro lado, os preços de outros produtos caíram, um dos itens mais procurados são os smartphones, que nesta última semana tiveram 20% de queda no preço.

“Ressaltamos aos consumidores que se perceberem algum descumprimento denunciem ao Procon. Além de que é importante lembrar, também, que a Black Friday é uma data atrativa comercialmente e, por isso, é preciso ter atenção na hora das compras, para evitar comprar por impulso. Estamos próximos do final de ano, justamente, quando as pessoas gastam muito dinheiro com presentes, festas e escolas", alerta o diretor-executivo do Procon Maceió, Leandro Almeida.