Economia

Comércio de Maceió já está no clima de Black Friday

Desconto vão de 20% a até 70% e devem se estender até o dia 31 de novembro em algumas lojas do Centro da capital

Por Luciana Beder – colaboradora 05/11/2022 08h12
Comércio de Maceió já está no clima de Black Friday
Oficialmente a Black Friday ocorre toda última sexta-feira de novembro, mas muitos lojistas antecipam e fazem promoções o mês inteiro com o objetivo de atrair consumidores e lucrar mais com a data - Foto: Edilson Omena

Algumas lojas do Centro de Maceió anteciparam as ofertas da Black Friday – evento que ocorre na última sexta-feira do mês de novembro, que este ano cai no dia 25 – e estão com descontos de até 70%. Em uma loja de colchões, as promoções iniciaram no dia 1º e seguem até o dia 31 de novembro, após o dia oficial da Black Friday.

“Ano passado a Black já foi boa e esperamos que esse ano seja melhor ainda. Desde o começo do mês, estamos com preços promocionais e será o mês todo de ofertas. Provavelmente, teremos promoção ainda maior no dia. Atualmente, temos itens com até 50% de desconto e com parcelamento em até 21 vezes e ainda desconto para compras a vista”, disse o gerente Wendson Leão.

Outra loja do comércio, especializada em enxovais, está no ‘Esquenta Black Friday’. “Começou ontem. Na verdade, já estamos com as ofertas que acontecerão na Black, resolvemos antecipar para sair na frente. Estamos com o estoque reforçado e prontos para o grande dia”, afirmou o proprietário Narciso Doidera.

Em uma ótica, as promoções variam de 20% a 70% de desconto. “Tem muita gente que espera a data para ter a oportunidade de conseguir os óculos de sol na promoção e os de grau também. Temos grandes marcas e coleções novas com várias peças selecionadas em promoção, de 20% a 70% de desconto. No dia 25, pretendemos selecionar outras peças que não estão em promoção para ter um diferencial”, disse a gerente Elenilde Dorneli.

Consumidores já iniciaram as compras para garantir os menores preços

E com as promoções antecipadas, muitos clientes já começaram as compras. A aposentada Maria das Graças contou que está gostando dos preços encontrados no Centro da capital.

“Estou levando lençol e consegui levar duas toalhas ao invés de uma com a promoção. Dependendo da loja, você consegue um desconto bom, mas tem loja que você vai e não tem tudo aquilo que dizem. Eu mesma só compro quando preciso, não sou de comprar por impulso, compro o que é necessário e procuro consumir coisas boas. Não adianta comprar algo que está barato e não tem qualidade. Melhor comprar duas coisas boas ao invés de dez que não valem a pena”, afirmou.

A Bruna Rafaela espera todos os anos pela Black Friday para garantir a compra dos produtos pelo menor preço. “Eu acompanho os preços durante o ano para quando chegar na Black Friday conferir se está com desconto mesmo e comprar. Às vezes, tem muita propaganda enganosa. Então, eu realmente acompanho e, se eu ver uma promoção muito boa, vou adquirir”, contou.

Segundo o economista Diego Farias, este ano a expectativa para o evento é a maior de todos os tempos. “Apesar da inflação, nós temos uma demanda reprimida que irá movimentar bastante a Black Friday”, afirmou.

E, para não cair em golpes e garantir que está comprando pelo menor preço, o economista dá algumas dicas aos consumidores. “Realizar compras online sempre nas lojas conhecidas e, se possível, que tenha uma loja física na sua cidade, até para possíveis trocas, que facilita bastante; olhar sempre sites como ‘Reclame Aqui’ para ver a reputação da empresa; desconfiar de preços muito baixos em sites de lojas não conhecidas e usar mecanismos do Google Shopping ou Buscapé para fazer pesquisa de determinado produto”, disse Farias.

Para evitar fraudes na Black Friday, o Procon Maceió já iniciou pesquisa de preços dos produtos mais procurados na data. “Já estamos há duas ou três semanas acompanhando, fazendo pesquisa de preço nas lojas. A fiscalização é no dia, que pegamos a pesquisa e fazemos o comparativo nas lojas”, afirmou Leandro Almeida, diretor executivo do órgão.

Tags: