Economia

Mais de 30 startups alagoanas contempladas no Programa Startup Nordeste são reconhecidas pelo Sebrae

Empresas foram reconhecidas e homenageadas na reunião mensal das startups deste mês de outubro

Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa com Ascom Sebrae 27/10/2022 16h05 - Atualizado em 27/10/2022 18h53
Mais de 30 startups alagoanas contempladas no Programa Startup Nordeste são reconhecidas pelo Sebrae
30 foram selecionadas no Programa Startup Nordeste - Foto: João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa

Na reunião mensal das startups deste mês de outubro, realizada na noite da última terça-feira (25), na sede do Sebrae Alagoas, em Maceió, foram reconhecidas mais de 30 startups selecionadas no Programa Startup Nordeste – Alagoas. O programa de aceleração, promovido pelo Sebrae em parceria com a Ventiur Aceleradora, busca fomentar e desenvolver startups baseadas na região e, partir dele, a inserção desses pequenos negócios inovadores no mercado global de inovação e tecnologia.

A iniciativa conta com ações de pré-aceleração, aceleração e investimentos em startups por meio da Bolsa de Estímulo à Inovação (BEI), na modalidade Bolsa Sócio Empreendedor (BSE) e ao empreendedorismo, considerando cinco pilares prioritários: empreendedores, produto/serviço, mercado, capital e gestão.

“Alagoas foi um dos primeiros estados a concluir o ciclo com o apoio da Ventiur, com o engajamento das startups e da nossa equipe. Viemos de um funil saindo de 200 empresas, 100 e agora mais de 30 startups, o que é muito bom. Efetivamente, vemos esse ecossistema se movimentando a partir do esforço feito por eles. Estamos muito felizes de ver a equipe celebrando esses resultados. A bolsa só resolve uma das dores, por isso, seguiremos com o processo de mentorias e aproximação do mercado e aos desafios que vão surgindo”, pontuou o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages.

Representando a Ventiur Aceleradora, Edson Rodrigues agradeceu às empresas e ao Sebrae por fazer o programa rodar com sucesso em Alagoas. “Esse programa é um divisor de águas para muitas dessas startups. E para as que não foram contempladas, saibam que essa é apenas uma das oportunidades das milhões que estão por vir. É muito gratificante para mim enquanto profissional, principalmente, por fazer parte desse ecossistema que é uma família. Quando vemos um familiar se dando bem, é algo surreal. Em nome da Ventiur, gostaria de agradecer a todos que participam, ao Sebrae Nacional e ao Sebrae Alagoas pelo apoio e por fazer isso dar certo aqui”, enfatizou.

A gerente-adjunta da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae Alagoas, Áurea Andrade, aproveitou a oportunidade para incentivar às empresas que ainda esperam ser selecionadas em programas assim. “O esforço é muito grande para chegar até aqui. Aos que chegaram, parabéns. Aos que não conseguiram chegar e estão nessa luta, nesse processo, um dia vão chegar lá. Continuem na jornada. Ouvindo vários depoimentos dos empreendedores, vemos que não é fácil. Continuem e não desistam.”, concluiu.

Startup

Uma das startups selecionadas foi a Amitis (@oamitis), que trabalha a implantação de hortas hidropônicas e sustentáveis, trabalhando aspectos ambientais e melhorando a distribuição de alimentos. A startup, que atua no mercado há um pouco mais de 1 ano, também qualifica pessoas em situação de vulnerabilidade para que possam cultivar essas hortas em centros urbanos, escoando a produção e gerando renda para elas.

A empresa tem como CEO Liliane Vicente, que reforçou a importância do Programa e do apoio do Sebrae no crescimento do negócio. “Para nós foi muito importante passar nesse edital, já que estamos em um processo de expansão muito forte. Com esse programa, conseguimos melhorar o nosso critério logístico e poderemos ampliar a nossa produção aqui no estado. As mentorias nos ajudaram bastante a definir melhor alguns pontos, alguns critérios estruturais dentro da Amitis e conseguimos associar essa estruturação com o nosso crescimento”, afirmou.

Além da Amitis, também participam do programa startups como: ‘Nosso Mangue’, ‘Doity’, ‘Bull-z’, ‘Com Paixão’, ‘Intaclab’, ‘Mordomo Digital’, ‘Timmy’, ‘Edera Dev Academy’, ‘EdRA’, ‘HubCult’, Placas à base de Conchas’, Ultrabrix – Agritech’, ‘Linno Intranet’, ‘Econcreto’, ‘Mulheres Connectadas’, ‘Brasil+Renda’, ‘Zero Time’, ‘Ultra Anfitrião’, ‘Mercatus’, ‘SeeYou App’, ‘Hamora’, SOL- Plataforma de Inteligência’, ‘Arko’, ‘Formmer Afro’, ‘Mascotfit’, ‘Guiapet.club’, ‘RV Saúde’, ‘Humphry’, ‘Camax IA’ e ‘Rotas Inteligentes’.